Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Eu & os Blogs & os Destaques

por Magda L Pais, em 14.01.15

Untitled.png

Depois de ler alguns comentários aqui e noutros lados, e para não responder directamente a A ou B ou C, quer porque desconfio que há mais do que as letras do alfabeto, quer porque é na minha casa, leia-se blog, que devo desabafar o que me vai na alma a este propósito, resolvi escrever este post que, já sei, vai ser polémico e que é capaz de trazer alguns engulhos.

Mas antes de lá irmos, deixem-me dizer-vos que este blog não é patrocinado, não recebe cunhas nem publica publireportagens. Por isso, tudo o que vai ser dito daqui em diante é a minha opinião sincera e resulta da minha experiencia pessoal.

Meus caros, vocês escrevem porque gostam, porque vos apetece ou escrevem para serem destacados? Escrevem porque querem partilhar ou porque querem ser conhecidos?

Sim, eu gosto de ser destacada no Sapo Blogs. Quem não gosta? É um miminho que, penso, só esta plataforma disponibiliza e que sabe muito bem. É um reconhecimento, mas não é o único.

Quando escrevo um post, escrevo-o porque quero, porque me apetece, porque um determinado tema chamou a minha atenção. Quando o estou a escrever não estou para aqui a calcular o número de comentários que vou ter nem se o texto vai ser destacado ou não.

Hoje já posso dizer que gosto de escrever (e só quem me desafiou a começar a escrever é que vai perceber este inicio da frase) e gosto de receber os vossos comentários – sejam eles positivos ou negativos – e gosto de vos responder. Mais que os destaques do Sapo, prefiro saber a vossa opinião. E quando gosto do que leio nos outros blogs, comento, coloco-os como favoritos para poder lá voltar e reler e destaco-os eu – no meu blog, no facebook ou até indicando aos batráquios que um determinado post é, para mim, especial – depois se eles o destacam ou não, é com eles, são eles que gerem a plataforma, que nos tratam com tanto desvelo e carinho, que mais do que isso não posso exigir.

Outra das críticas que li por ai aos destaques do sapo é por os temas destacados não serem interessantes. E eu pergunto – para quem? Os blogs de moda e maquilhagem não são a minha praia. Mas aceito que esses temas sejam de interesse. Eu gosto imenso de livros e de ler, mas aceito que haja quem entenda que esses temas não são interessantes. Os destaques do Sapo são variados – chocolates, comida, moda, livros, humor, actualidade, viagens, politica, … já lá vi quase tudo e ainda bem, são pluralistas e dão oportunidades a todos os temas o que torna ainda mais interessante consultar os destaques.

Já o disse aqui, Em 1999 haveria cerca de 50 blogues. Em 2009 existiam cerca de 112 milhões de blogues e em 2011 eram cerca de 152 milhões. São criados, diariamente, cerca de 120 mil novos blogues. Não sei quais são os números do Sapo Blogs – quantos blogues estão alojados nesta plataforma nem quantos posts são colocados por dia. Serão, com certeza, uns milhares. Aliás, basta fazer um pequeno teste – publiquem um post e vão, de imediato, consultar o separador Últimos Posts. Se se descuidam, o vosso já lá não está… Se se descuidam, nem na fantástica área de leituras conseguem apanhar os últimos posts dos blogs todos que seguem (principalmente se seguirem muitos). E esperam que a equipa que faz os destaques leia todos os posts colocados? E o Pai Natal também entrega presentes e os glutões do Presto lavam a roupa, certo? Eles já o disseram várias vezes e está explicado aqui como são feitos os destaques. E todos podemos contribuir indicando os posts ou blogs que achamos que devem ser destacados – e não precisamos do Follow Friday para o fazer.

(se bem que o Follow Friday também serve para destacarmos outros blogs que gostamos).

E quanto ao plágio que por ai anda? Meus caros, voltamos ao mesmo. Já quando eu pertencia à administração do Luso poemas tínhamos esse problema e, acreditem, eram muito menos utilizadores que no Sapo Blogs. Vou explicar de forma simples. Imaginem a plataforma Sapo Blogs como sendo a cidade de Lisboa (por exemplo) e a equipa que a gere é a policia – provavelmente o rácio será aproximado. Quando passeiam na cidade, a polícia está em todo o lado? Não está, pois não? A policia, tal como a equipa do Sapo Blogs, tem um acordo com Deus. A polícia patrulha as ruas e Deus é omnipresente. Em contrapartida Deus não patrulha as ruas e a polícia não está em todo o lado. Mas quando chamamos a polícia para acudir a um problema, a polícia aparece. Da mesma maneira que, quando detectam um caso de plágio devem avisar a equipa dos blogs do sapo.

Não é difícil perceber isto tudo, pois não?

Então usufruam deste bairro que é fantástico. Destaquem, no vosso blog ou no vosso facebook, os posts que gostarem, enviem para a equipa as vossas recomendações e quando encontrarem casos de plágio enviem esse aviso para a equipa. Escrevam, muito, mas para vocês, porque gostam e porque vos apetece. Interajam com os vossos leitores, respondam aos comentários, visitem os últimos posts, consultem posts pelas tags, visitem quem comenta os vossos amigos. E enviem sugestões. Todas aquelas que achem que podem tornar este bairro ainda melhor. Eles agradecem, tenho a certeza, e os outros bloggers também.

Autoria e outros dados (tags, etc)


37 comentários

Imagem de perfil

De Life Inc a 14.01.2015 às 11:01

Volta e meia há sempre estas polémicas :) Mas admito que nem eu mesma às vezes percebo os destaques que fazem... Para mim um blog tem de ter conteúdo. Ponto. Blogs com imagens retiradas da internet, quase sempre sem fonte e com pensamentos pseudo intelectuais não acrescentam - na minha opinião - nada de positivo e quando um dia destes dei com um destaque caiu-me mal. Mas quase sempre gosto dos destaques e é um bom modo de acrescentar leituras interessantes.

xoxo
cindy
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:09

como eu digo, há espaço para tudo. Mesmo nesse caso que mencionas, alguem gostou. E o fundamental é não se viver para o destaque
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 14.01.2015 às 11:13

Palmas para um fantástico post - é que merece destaque! 
Os destaques não são uma obrigação da equipa do Sapo, mas são uma adição maravilhosa e que nos dá muito gozo. Também adoro ser destacada, sobretudo quando são posts que me deram muito gosto em escrever - tanto gosto de ser destacada pelo Sapinho, como pelos meus colegas bloggers.



Acho que tentam variar nos blogs e nos temas. Há bloggers que não escrevem muito bem - mas têm ainda assim gosto no seu projeto e devem estar abertos aos do bairro. Há temas que não me dizem nada - mas não dirão a outros? E julgo que fazem até uma boa gestão que permite dar a vez a todos para que nós mesmos descubramos novos interesses na blogosfera.


Isso não quer dizer que o melhor post do dia seja sempre destacado: até porque o Sapo é animal só com dois olhos e não pode pôr a vista em tudo.

Parabéns ao Sapo e parabéns Magda, por esta reflexão brilhante.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:12

Obrigado Maria :D Por mim e como sou abusadora pelo Sapo tambem :p


Sim, tal qual como dizes. os destaques do sapo sabem bem mas não é o fundamental. 
Imagem de perfil

De Sofia Margarida a 14.01.2015 às 11:25

Ora nem mais! Gostei  Image
Que coisa mais linda, ver comentários a "agredir " o sapo blogs porque não se é destacado! Sinceramente! E pior é julgar esse trabalho, dizendo que os blogs que eles destacam nem são interessantes! Dá vontade de mandar um chinelo pelo ecrã para fazer bater na testa de alguns :P
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:13

Quando descobrires maneira de mandar uma chinelada pelo écran avisa-me. é que me apetece mesmo muito, nestes casos. Oh senhores, é uma falta de tanta coisa que nem consigo descrever
Sem imagem de perfil

De Mafalda M. a 14.01.2015 às 11:28

Também é verdade que gostava de ser destacada, mas agora isso não me preocupa de todo. Escrevo o que quero, se sou destacada, melhor. Se não sou, continuo a escrever na minha como eu sei!
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:13

Muito bem Mafalda. É mesmo esse o espirito. 
Imagem de perfil

De Nathy ღ a 14.01.2015 às 11:30

Adoro o post é bem verdade o que dizes. Os destaques servem um pouco para dar a conhecer novos blogs e também são um miminho para quem escreve por estas bandas.
Confesso que existem alguns destaques que não percebo, tal como já destacaram alguns post meus que nem cheguei a saber a razão. Dada a falta de conteúdo na minha opinião.
Por outro lado existem posts de muito boa gente que na minha opinião deviam ser destacados e não são. Mas para isso existem outras maneiras de destacar o blog.
Mas lá está é uma questão de opiniões. Será difícil a equipa sapo conseguir destacar todos. Apenas tenho pena que muitos vivam em função disso. Um blog não deixa de ser bom por nunca ter sido destacado.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:14

A qualidade dos blogs não se mede pelos destaques. Nem pelos comentários. Mas há pessoas que teimam em não perceber esta coisa tão simples
Imagem de perfil

De Sara a 14.01.2015 às 12:40

Concordo...Escrevo o que me apetece no momento, se for destacado tanto melhor mas acho que não se deve gerir um blog com base nessa expectativa nem ficar a espumar da boca quando isso não acontece. Também não pretendo retirar dividendos dele por isso...Quanto aos temas são gostos: se não gosto não leio e se leio gosto e comento mesmo pensado o contrario (eheheh), infelizmente há muita gente que só escreve para dar barraco e assim conseguir visitas e quem sabe patrocinadores. Também não espero que toda a gente gosto de livros ou cinema. Esses números são surpreendes, infelizmente creio que muitos desses que são criados não tem continuação, porque parecendo que não ainda requer algum esforço manter um blog por um tempo longo...O problema é o pessoal levar tudo demasiado a sério.

Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:16

Pelos vistos há algumas pessoas que espumam da boca mesmo quando não são destacadas... Assim como há pessoas que não aceitam criticas negativas ou que discordem delas. Credo, Get a Life!!!! é o que dá vontade de lhes dizer. Ou de lhes mandar uma chinelada pelo écran como diz a Sofia.


(aqui podes sempre dizer que gostas ou que não gostas) Image
Imagem de perfil

De Sara a 15.01.2015 às 00:39

Chinelada virtual! Claro que não dá para agradar a todos mas se alguém não gosta de cinema amanhã será destacado um texto sobre moda, se não gosta de moda amanhã será destacado um sobre actualidade...Gosto de trocar ideias, mas sem picardias nem nada disso...Tudo na paz :)


(No meu tb pode discordar sempre que quiser...Não há censura, menos quando me insultam Image)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 15.01.2015 às 08:51

foram os insultos que me levaram a ter os comentários moderados... podem discordar de mim e podem fazer humor comigo. Não podem ofender-me a mim nem à minha família
Imagem de perfil

De BataeBatom a 14.01.2015 às 12:42

Isso mesmo! Também achei que alguns comentários, por lá, não correspondiam à verdade. É normalíssimo que a equipa não posso ler todos todos os posts. É fácil de compreender. E mesmo assim, acho que lê muitos, tendo em conta a variedade de blogs que vamos vendo nos destaques e nas outras secções, como o meet the bloggers, por exemplo... (pessoalmente, nem tenho tempo para ler todos os destaques, sequer)
Quanto ao tema do "interesse", admiro-me com a quantidade de pessoas que não entendem que "interessante" é um conceito do mais subjetivo que há! 


Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 15:18

bolas, eu gosto de ler e gabo a paciencia aos jovens que leem os blogs para os destacar... devem ter os olhinhos em bico :p
Há pessoas que acham que só o que elas gostam é que vale a pena. tao erradas que estão!!!
Imagem de perfil

De Alexandra a 14.01.2015 às 18:36

Concordo. Eu escrevo para mim, mesmo que ninguém leia, ninguém comente e nunca seja destacada, continuo a escrever. Prefiro mil vezes receber comentários do que destaques e acho o trabalho da equipa batráquia excelente e mais não posso pedir. No entanto, não ligo muito aos destaques porque muitas vezes não concordo com eles e nem tenho acompanhado, não sei como está agora. Deixei de ligar porque muitos blogs, já bastante "famosos", eram sucessivamente destacados e muitos dos destaques recaiam em posts patrocinados... perdeu credibilidade e prefiro seguir blogs pelas "leituras" e conhecer novos através do "últimos posts" e pronto, continuo amiga do sapinho :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 20:00


por acaso nos últimos tempos tenho visto poucos posts patrocinados nos destaques. Mas sim, a melhor forma de conhecer novos blogs é através dos últimos posts e das tags.
Imagem de perfil

De Just_Smile a 14.01.2015 às 20:55

Não podia concordar mais. Quem escreve por gosto não pensa em quem lerá, que sucesso terá, se o pretendem que procurem editoras para publicarem os seus textos. O miminho do Sapo é sempre bem-vindo, e motivo de orgulho, mas parece que 'pedir' esse mimo elimina qualquer vontade do leitor, até por não haver humildade do outro lado. Há milhares de blogs por aqui, alguns muito bons, outros bons, outros maus, e outros menos bons,mas isso é como em tudo na vida e só lê quem quer :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 21:33

é que são mesmo milhares.... e há de tudo. Os destaques sabem bem, claro, mas há tanta coisa boa por ai sem destaque que valem tanto a pena
Sem imagem de perfil

De Cris a 14.01.2015 às 22:32

Magda, diz-me a verdade: os glutões existem, não existem? São eles que que tiram a sujidade da roupa, não é?
Image
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 14.01.2015 às 23:30

Bom... como é que eu vou explicar isto sem te chocar?...
Sem imagem de perfil

De Cris a 14.01.2015 às 23:37

Tenta que eu vou adorar! Image
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 15.01.2015 às 08:51

irei fazê-lo sim Image

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.