Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Fahrenheit 451

por Magda L Pais, em 22.07.15

f6e9c350f7b0b2482f6248e2356ad70a.jpg

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury

Publicado em 1953 

 

Sinopse

O sistema era simples. Toda a gente compreendia. Os livros deviam ser queimados, juntamente com as casas onde estavam escondidos... Guy Montag era um bombeiro cuja tarefa consistia em atear fogos, e gostava do seu trabalho. Era bombeiro há dez anos e nunca questionara o prazer das corridas à meia-noite nem a alegria de ver páginas consumidas pelas chamas... Nunca questionara nada até conhecer uma rapariga de dezassete anos que lhe falou de um passado em que as pessoas não tinham medo. E depois conheceu um professor que lhe falou de um futuro em que as pessoas podiam pensar. E Guy Montag apercebeu-se subitamente daquilo que tinha de fazer... De implicações assustadoras, a forma como reconhecemos o nosso mundo naquele que é retratado em Fahrenheit 451 é impressionante.

 

A minha opinião

Ainda antes dos Jogos da Fome, Divergente ou Maze Runner, as distopias já existiam. Admirável Mundo Novo de Aldus Huxley abriu as portas a esse género literário do qual Fahrenheit 451 é um admirável exemplo. Mais um dos livros que eu queria reler, tendo-o feito agora.

Confesso que, de todas as distopias que já li, esta é a que mais confusão me faz. Como se atrevem a destruir livros?!?!

Nesta sociedade os bombeiros, em vez de apagarem os fogos, tem, como missão, destruir livros. Queimá-los. Nem que, para isso, as casas sejam destruídas e o dono dos livros morto. A destruição dos livros e a proibição da sua leitura fazem lei, numa sociedade em que, todas as noites, entre 9 a 10 pessoas se tentam suicidar e em que o pensamento é condicionado.

Guy Montag é um bombeiro que está feliz com a sua profissão, acreditando, piamente, que a sua profissão é necessária ao bom funcionamento da sociedade. Um dia conhece uma jovem, Clarice, que o leva a olhar para a lua e que o convida a alguma introspeção. Quando Clarice desaparece e uma velhota se imola com os seus livros para que não seja separada dos seus bens mais preciosos, Montag começa a questionar toda a sua vida e o trabalho que faz sendo ajudado por Faber, um ex-professor que vive enclausurado com medo. É Montag que dá, a Faber, uma nova vontade de viver enquanto que Montag se vê obrigado a fugir para não ser morto.

Quando li este livro a primeira vez achei que nunca tal iria acontecer no mundo em que vivo. Mas, infelizmente, e tantos anos volvidos, quando leio algumas noticias que nos dão conta de que há cada vez menos leitores e que a maior parte dos jovens nunca leu um livro inteiro, confesso que temo o pior. Temo que, um dia, os livros sejam mesmo proibidos e que deixemos de fazer perguntas.

Cabe, a cada um de nós, fazer com que esta distopia não se torne realidade. Temos todos um papel activo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

Sara a 22.07.2015

Também gostei desse livro - não é nada que não se tenha já passado e que não possa voltar a acontecer...As distopias só parecem muito estranhas quando vistas de longe, de perto podem ser muito reais. Aquele cão é arrepiante...Já leste o 1984? 


[andas a ler o Eleanor? Até tive um arrepio quando vi xD]
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.07.2015

o cão é temível mesmo. Muito mau! :D
Depois de ler este e o Admirável Mundo Novo precisava de algo mais leve. A Eleanor & Park foi uma boa opção - até porque, a seguir ao que estou a ler agora (Tudo por Amor da Jodi Picoult) - vou reler o 1984 :D
Imagem de perfil

Sara a 22.07.2015

Também tenho de reler o 1984 porque há alguns pormenores que já esqueci...Mas tenho medo de ficar ainda mais arrepiada do que fiquei da primeira vez...Ainda é mais real que o Fahrenheit. O tudo por amor é bom, foi para ai o segundo que li dela, não posso dizer o mesmo da Leonor - ia a meio e só conseguia pensar "mas quando é que acaba esta tortura?" Mas cheguei ao fim de algum modo...




Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.