Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Fechado para descanso do pessoal

por Magda L Pais, em 16.07.15

sem nome.png

Estou de férias! Já vos disse que estou de férias e a adorar? Pois, é a mais pura das verdades. Estou de férias naquela que quase que diria que é a minha segunda terra, já que a maior parte das férias é aqui que passo

(e só não venho mais vezes, principalmente no Inverno, porque aqui, tirando a praia e a biblioteca, não há mais nada. O que é uma pena porque Sesimbra teria tanto para dar em todas as estações do ano e é tão pouco aproveitada)

Mas adiante que hoje não vos quero fazer pirraça com as minhas férias. Hoje quero falar nos problemas que a maior parte dos comerciantes de Sesimbra tem para passar o inverno.

Sesimbra, nos meses de verão, está cheia de gente. Gente que vem passar o dia, que vem passar o fim-de-semana, que passa cá a quinzena ou o mês. Gente que vai e volta e que fica. No Inverno a gente que fica é a gente da terra. Pouca gente. Gente que não vai todos os dias ao café (muitos nem uma vez por semana lá vai) e gente que raramente janta fora, come um gelado ou vai petiscar. São gente, é verdade, mas não são turistas. E, por isso, no Inverno, é vê‑los, aos cafés, às tascas, aos restaurantes e às gelatarias sem gente, às moscas, só com os empregados.

Esses mesmos cafés, tascas, restaurantes e gelatarias, no verão, estão cheios, onde se esgotam gelados e bebidas, em que é preciso voltar à padaria porque o pão acabou e onde a gente que é turista gasta os euros que trouxe para passar um dia diferente.

Seria de esperar que esses cafés, tascas, restaurantes e gelatarias que passam, literalmente, as passinhas do Algarve para sobreviver no inverno, aproveitassem, ao máximo, os meses de Verão, abrindo todos os dias, estando sempre disponíveis para atender as gentes que vêm de fora.

Só que não.

No Verão, quando chegamos a Sesimbra (e acredito que noutras terras seja igual), há cafés, restaurantes, tascas e gelatarias que fecham para descanso de pessoal a um qualquer dia de semana (e até ao sábado e domingo quando há mais gente), outros que fecham para férias (e um mês inteiro se for caso disso) e outros que, às 22h, se recusam a servir uma refeição.

Caramba! Não discuto aqui o direito ao descanso e às férias, desenganem-se. O que discuto é o facto de que, na altura do ano em que podem ganhar mais dinheiro, em que podem fazer como a formiga e amealhar para o inverno, se comportem como cigarras. Com todo o prejuízo que isso acarreta para eles próprios e para a credibilidade da vila.

Se calhar, valia a pena pensarem nisso, não?

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

Gaffe a 16.07.2015

Gosto de Sesimbra, mas conheço apenas a avenida principal e o hotel onde fiquei por uns dias, mesmo em frente à praia, com um praça muito grande em frente. Conheço o Forte que foi remodelado e me pareceu muito agradável. A Biblioteca é razoável, embora com funcionários antipáticos, quente e abafada. O mercado de peixe é um bocadinho sujo...  
Odiei o fim de semana! Ficou repleto de gente muitíssimo pouco agradável. 
Concordo contigo quando dizes que está subaproveitada. Creio mesmo que existe uma vontade para retirar o maior lucro possível do que existe sem se olhar a qualquer critério de qualidade.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 16.07.2015

há quanto tempo cá estiveste?
Sesimbra, durante a semana e no Verão, é muitíssimo agradável. A avenida da praia, depois dos melhoramentos que levou, ficou muito bem, o forte, agora que abriu e que tem café e esplanada está-se lá muito bem e a biblioteca está muito boa. A casa dos meus pais fica mesmo em frente à biblioteca.  A praça está com obras profundas, tanto que a parte dos legumes e frutas está no exterior. Reconheço que a Câmara tem feito um esforço para melhorar as infraestruturas. Mas só nas que são necessárias para a praia e para o verão.
 Acreditas, por exemplo, que o único parque infantil que existe é na praia, sem qualquer sombra?
Mas além disso, os próprios sesimbrenses fazem o mesmo. Salvo honrosas excepções, Verão ou Inverno agem da mesma maneira e não percebem que devem aproveitar, ao máximo, o Verão para poderem singrar no Inverno
Imagem de perfil

Gaffe a 16.07.2015

No ano passado, depois de ter chegado de férias. 
Foi brevíssimo o tempo que lá passei e só porque o meu pai queria comer peixe e marisco num marisqueira sinistra mas famosa entre os amigos. 
:)
Lembro que subia uma ravina para lá chegar, numa transversal da avenida da praia. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.