Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Game of Thrones – Update

por Magda L Pais, em 21.09.15

Como já contei, só este mês é que comecei a ver a série televisiva Game of Thrones, baseada nos dez livros escritos por George R.R. Martin, A Game of Thrones – A Song of Ice and Fire (A Guerra dos Tronos - As Crónicas de Gelo e Fogo, em português).

Pois bem, ontem chegamos ao primeiro episódio da quinta e última temporada (pelo menos até agora). Antes do episódio começar festejei (interiormente) o facto de já poder ver esta temporada com legendas (apesar de perceber inglês quase perfeitamente, sou deveras preguiçosa).

Claro está, faltam ainda nove episódios para completar a maratona (houve quem a fizesse em livro nos últimos tempos) mas acredito que posso já fazer este update, uma vez que a minha opinião não deve mudar depois de 41 episódios.

Tenho de reconhecer que os 12 Emmys que a série recebeu esta noite são merecidos. Efectivamente a série é fabulosa, os efeitos especiais, a representação, os cenários… Tudo está perfeito.

Excepto que… eu sei o que vai acontecer a seguir. Sei quem morre, quem sobrevive, os acordos que são feitos ou quem os quebra. Quem se une ou quem se desune. E, apesar de ter acabado de ler o décimo livro em 2012, toda a história está bem fresca – pudera, ninguém está a salvo da morte ou da traição! E saber tudo isto tira imenso entusiasmo à série.

Creio, honestamente, que é ai que reside a história do sucesso da série. O desconhecido. A surpresa, o suspense… Creio que é a primeira série em que as personagens – principais e secundárias, boas ou más – morrem indiscriminadamente, sem pré-aviso e quando mais gostamos delas (das boas, vá).

Sei bem que, no final da quinta temporada estarei em pé de igualdade com quem só viu a série. E que irá sair, em simultâneo com a estreia da sexta temporada, o décimo primeiro livro. Quanto ao livro, confesso que não sei se o comprarei. A leitura do último volume (o décimo) já foi penosa. A sensação que tive, ao longo do livro, é que o escritor estava a tentar arrumar as coisas com sacrifício, só para deixar o mínimo em aberto porque estaria farto – sei que eu estava farta.

Talvez nessa altura, não lendo o livro e vendo a sexta temporada, eu me apaixone pela série televisiva. Para já vejo-a, gosto de a ver, mas sem aquela paixão que outros sentiram.

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Imagem de perfil

Sandra a 21.09.2015

Não li os livros todos, mas vi todas as temporadas e sei que há muita coisa diferente entre os livros e a série. Mudam o rumo de várias personagem na série, há muita coisa que não é igual, pode ser que assim não sintas tanto isso de que já sabes tudo o que vai acontecer ;)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

a menos que haja surpresas nos próximos nove episódios, até aqui não notei surpresas significativas. Uma coisa ou outra sim mas nada de transcendente
Imagem de perfil

Cláudia Oliveira a 21.09.2015

A série tem muitas diferenças. Vais acabar por te surpreender na mesma. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

só se for nesta última temporada... até agora notei algumas diferenças mas nada de significativo
Imagem de perfil

Cláudia Oliveira a 21.09.2015

Acho que desde a terceira temporada existem diferenças. Mas é mais evidente nas duas últimas.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

na terceira e na quarta não encontrei nada de relevo que fosse diferente. Só a mudança dum actor.. :p mas acho que isso não conta eheheeh
Imagem de perfil

Cláudia Oliveira a 21.09.2015

O destino da Sansa, por exemplo. Depois do casamento. Acho bastante diferente. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

achas? eu não achei grande diferença... 
Imagem de perfil

Cláudia Oliveira a 21.09.2015

sim, existe um clima evidente entre ela e outro personagem. aliás, pelo homem em questão. ela tem um destino completamente diferente do que tem na série, ... não sei em que temporada se nota mais, como ando a ler, já confundo as temporadas. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

ahhh isso começa a notar-se no primeiro episódio da quinta temporada. Deve ser daqui para  a frente que se notará mais
Imagem de perfil

Vanessa a 21.09.2015

Não me admiro, como leste os livros é complicado abstrair das coisas, porque já sabes tudo. Mesmo assim, acho que até para os amantes dos livros, como tu, a série é fabulosa! Pode ser que ao não leres o 11º livro consigas desfrutar mais do vício da série
Imagem de perfil

Magda L Pais a 21.09.2015

reconheço, de facto, todas as virtudes na série, quer em termos técnicos, de representação, etc e tal. O enredo é que não me prende assim tanto
Imagem de perfil

Miss F a 22.09.2015

Olha eu adoro e odeio a série. Tal como tu li todos os livros antes de ver a série (curioso hein?), daí que tenha mixed feelings. Adoro os efeitos especiais, a realização, os actores e sempre que vejo um episódio a minha reacção é WOW Image mas depois começo a analisar e gosto mais dos livros. Há coisas que estão muito diferentes, principalmente na 5ª Temporada (a Sansa, o Jamie e a Brienne, o Tyrion e mesmo a Daenerys). 


Por outro lado acho uma falta de respeito aquilo que o escritor anda a fazer. Sim, eu sei que as pessoas não têm de escrever quando os outros querem e nem todos têm o mesmo ritmo mas a verdade é que esta história chegou a série porque os livros tiveram sucesso e, quem faz dos livros um sucesso? Os leitores. O Martin já escreveu livros antes que foram autênticos flops, devia dar graças por ter agora tantos leitores fiéis e mostrar alguma humildade, não ser o arrogante em que se está a tornar. Dizer coisas como "It will be finished when it's finished" só me dá vontade de nem comprar os próximos. Odeio pessoas ingratas!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.09.2015

já me tinha chegado aos ouvidos a prepotência dele sim. Assim como sei que ele tentou outros generos mas não teve qualquer reconhecimento, dai ter continuado a escrever a Guerra dos Tronos. Confesso que não li mais nada dele sem ser isto e, apesar do 10º deixar coisas em aberto... não sei se terei vontade de ler mais
Imagem de perfil

Miss F a 23.09.2015

Ele dá uma importância tão relativa a estes livros que tem de recorrer a pessoas para o relembrarem dos pormenores porque ele não sabe. Isto faz-me confusão, principalmente porque a Rowling (a minha "saguista" preferida) dá imensa importância a todos os pormenores, seja no Harry Potter ou nos mais recentes do Cormoran Strike. 


Só o facto de ter parado a escrita do livro para produzir e escrever guiões para a série deixa muito a desejar, dá a ideia que não lhe interessa tanto o reconhecimento mas mais o dinheiro que ganha.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 23.09.2015

concordo plenamente! quando o dinheiro e prestigio são mais importantes que a escrita, algo vai mal, vai muito mal
Imagem de perfil

Miss F a 23.09.2015

Lá está, se o escritor não leva a sério os seus livros porque hei-de eu contribuir para lhe encher os bolsos? É a tal coisa, até fico sem vontade de ler os próximos.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 23.09.2015

se ele não leva a sério, nós temos o direito de não o levar a sério a ele
Imagem de perfil

Magda L Pais a 23.09.2015

no caso será mais desamor
Imagem de perfil

Just_Smile a 22.09.2015

Acho que é por isso que não me atrevo a ler os livros dele... gosto tanto da série que não quero tirá-la do seu pedestal...
Imagem de perfil

Just_Smile a 23.09.2015

Estou demasiado viciada na série :P
Imagem de perfil

Magda L Pais a 23.09.2015

ehehehhehe compreendo :D eu sofri o mesmo com os livros

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.