Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Game of Thrones – Update

por Magda L Pais, em 21.09.15

Como já contei, só este mês é que comecei a ver a série televisiva Game of Thrones, baseada nos dez livros escritos por George R.R. Martin, A Game of Thrones – A Song of Ice and Fire (A Guerra dos Tronos - As Crónicas de Gelo e Fogo, em português).

Pois bem, ontem chegamos ao primeiro episódio da quinta e última temporada (pelo menos até agora). Antes do episódio começar festejei (interiormente) o facto de já poder ver esta temporada com legendas (apesar de perceber inglês quase perfeitamente, sou deveras preguiçosa).

Claro está, faltam ainda nove episódios para completar a maratona (houve quem a fizesse em livro nos últimos tempos) mas acredito que posso já fazer este update, uma vez que a minha opinião não deve mudar depois de 41 episódios.

Tenho de reconhecer que os 12 Emmys que a série recebeu esta noite são merecidos. Efectivamente a série é fabulosa, os efeitos especiais, a representação, os cenários… Tudo está perfeito.

Excepto que… eu sei o que vai acontecer a seguir. Sei quem morre, quem sobrevive, os acordos que são feitos ou quem os quebra. Quem se une ou quem se desune. E, apesar de ter acabado de ler o décimo livro em 2012, toda a história está bem fresca – pudera, ninguém está a salvo da morte ou da traição! E saber tudo isto tira imenso entusiasmo à série.

Creio, honestamente, que é ai que reside a história do sucesso da série. O desconhecido. A surpresa, o suspense… Creio que é a primeira série em que as personagens – principais e secundárias, boas ou más – morrem indiscriminadamente, sem pré-aviso e quando mais gostamos delas (das boas, vá).

Sei bem que, no final da quinta temporada estarei em pé de igualdade com quem só viu a série. E que irá sair, em simultâneo com a estreia da sexta temporada, o décimo primeiro livro. Quanto ao livro, confesso que não sei se o comprarei. A leitura do último volume (o décimo) já foi penosa. A sensação que tive, ao longo do livro, é que o escritor estava a tentar arrumar as coisas com sacrifício, só para deixar o mínimo em aberto porque estaria farto – sei que eu estava farta.

Talvez nessa altura, não lendo o livro e vendo a sexta temporada, eu me apaixone pela série televisiva. Para já vejo-a, gosto de a ver, mas sem aquela paixão que outros sentiram.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Miss F a 22.09.2015

Olha eu adoro e odeio a série. Tal como tu li todos os livros antes de ver a série (curioso hein?), daí que tenha mixed feelings. Adoro os efeitos especiais, a realização, os actores e sempre que vejo um episódio a minha reacção é WOW Image mas depois começo a analisar e gosto mais dos livros. Há coisas que estão muito diferentes, principalmente na 5ª Temporada (a Sansa, o Jamie e a Brienne, o Tyrion e mesmo a Daenerys). 


Por outro lado acho uma falta de respeito aquilo que o escritor anda a fazer. Sim, eu sei que as pessoas não têm de escrever quando os outros querem e nem todos têm o mesmo ritmo mas a verdade é que esta história chegou a série porque os livros tiveram sucesso e, quem faz dos livros um sucesso? Os leitores. O Martin já escreveu livros antes que foram autênticos flops, devia dar graças por ter agora tantos leitores fiéis e mostrar alguma humildade, não ser o arrogante em que se está a tornar. Dizer coisas como "It will be finished when it's finished" só me dá vontade de nem comprar os próximos. Odeio pessoas ingratas!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.09.2015

já me tinha chegado aos ouvidos a prepotência dele sim. Assim como sei que ele tentou outros generos mas não teve qualquer reconhecimento, dai ter continuado a escrever a Guerra dos Tronos. Confesso que não li mais nada dele sem ser isto e, apesar do 10º deixar coisas em aberto... não sei se terei vontade de ler mais

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.