Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Humor negro

por Magda L Pais, em 15.06.16

frasesdehumornegro.jpg

Sim, sim, hoje aqui fala-se de humor negro. Daquele humor que é bastante apreciado por uns e odiado por outros. Daquele humor que nos leva a chorar a rir de piadas como esta:

So a guy walks into a nightclub in Orlando
The bartender there asks "Would you like a drink, sir?"
The guy says "Shots for everybody"

ou

its ironic how the club was called pulse, considering how many of them didnt have one

ou a que me leva a escrever este post

13472299_10206802833019471_35354418_n.jpg

Meus amigos, isto é humor. Não é a minha opinião, não é a opinião com certeza de quem escreveu as ditas piadas. É humor. Negro, pesado mas humor. E é para rir, não é para levar a sério e muito menos para ameaçar de morte quem gosta ou quem o faz.

Quando foram todos Charlie, ninguém se lembrou que os atentados aconteceram precisamente porque o jornal fez humor com o islamismo e houve quem não achasse piada. Então e agora, já não são Charlie?

E se foram Charlie, por raio agora ameaçam os peritos em humor negro de morte? Ou foram Charlie só porque ficava bem na fotografia de perfil? Ou acreditam mesmo na liberdade de expressão e na liberdade de cada um gostar do que quer?

Sim, é verdade que a minha liberdade de gostar de todo o tipo de humor não pode nem deve chocar com a liberdade de outros não gostarem. Portanto tal como eu posso expressar que gosto, os outros devem poder dizer que não gostam sem terem sequer de explicar porquê e muito menos ser ofendidos por isso - da mesma maneira como não devem ofender quem gosta (ou quem faz este tipo de humor).

Deixem-me que vos diga, antes que me comecem a atacar, que eu me rio de piadas negras sobre criancinhas

sabem como é que se evita que um bebé gatinhe em círculos na sala?

prega-se a outra mão no chão

E adoro crianças.

Tenho familiares que amo imenso com cancro, e chorei a rir com contra a mensagem que Hugo Rosa deixou para a sua ex-namorada.

Caíram as torres gémeas em Nova York, no dia 11 de Setembro de 2001 e ainda hoje me rio que nem uma perdida com a música It's Raining Men de Geri Halliwell porque me lembro de um powerpoint que recebi, na altura, com essa música.

wtc_raining_men.jpg

E sim, tenho vários amigos gays, de ambos os lados. As preferências sexuais de cada um são exactamente isso e é coisa que, honestamente, não me diz respeito.

Será que o facto de me rir destes acontecimentos – do cancro, dos atentados de 11/09/2001, da segunda guerra, de naufrágios, atentados de Orlando, etc – faz com que os leve menos a sério? Será que faz com que eu seja insensível?

Não me parece. Rir deles faz com que os encare de forma mais leve e que tenha mais força interior para os aceitar.

Honestamente, lembrem-se que não vale a pena levar a vida demasiado a sério. É que, façam o que fizerem, não vamos sair vivos dela.

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Imagem de perfil

M.J. a 15.06.2016

se humor já não é para todos imagina o negro.
estamos num país de puritanos, conservadores e que assumem que não se brinca com coisas sérias. 
mesmo que coisas sérias seja futebol.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.06.2016

não concordo totalmente. Falta ai uma palavra simples: falsos. Estamos num país de falsos puritanos e conservadores. E que me irritam solenemente!
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 15.06.2016

Tenho muita pena que o Sinel de Cordes tenha apagado a conta de Facebook e com ela a resposta que deu em relação à mais recente polémica. Dizia tudo, tudo o que é preciso respondes a quem não se identifica com esse tipo de humor, mas depois tropeça redondamente nas próprias palavras noutras instâncias - bem mais graves que na comédia.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.06.2016

felizmente a resposta dele está no site dele - http://www.rsc.pt/. Ao que li por ai a publicação foi denunciada e apagada pelo próprio facebook (não sei se é verdade)
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 15.06.2016

Deve ser verdade porque à noite já não encontrei a publicação e o facebook ainda estava ativo.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.06.2016

mas a página dele no facebook ainda está activa
Imagem de perfil

Catarina a 15.06.2016

Sou sincera: adoro o humor negro. É um humor inteligente e perspicaz.
Volto a ser sincera: não gosto do Rui Sinel de Cordes. Li várias piadas deles e pensava sempre da mesma maneira: "estás a abusar um bocadinho, rapaz". Mas nunca liguei. Muitas das polémicas que houve em redor dele a minha reacção era a mesma: revirava os olhos e chateava-me por esta gente estar a dar mais importância a um comediante do que aos assuntos sérios da sociedade.
Levamos a vida demasiado a peito, precisamos de descontrair um pouco mais. E deixem lá os comediantes fazerem o seu trabalho. Tu podes não te rir deles, mas há quem se ria e que necessite desses segundos de risota para aguentar com o resto do dia.


ps: até me ri um bocadinho com essa do Rui Sinel de Cordes que colocaste
Imagem de perfil

Magda L Pais a 15.06.2016

deixa-me partilhar contigo que nem seguia a página dele no facebook e que já tinha ouvido duas ou três coisas sem ligar muito. Sim, algumas coisas eram polémicas mas, lá está, eram humor negro que nem toda a gente aceita ou percebe
(li há uns dias uma pérola de humor negro que também não será muito bem aceite e que compara quem gosta de mexer e pegar em livros novos é pedófilo. Não é para todos e eu, que adoro mexer e cheirar livros novos, fui atingida directamente mas ri-me imenso com isso).
Sem imagem de perfil

Cris a 16.06.2016

A velha discussão sobre o humor negro não adianta. Há de haver sempre gente que não compreende, acha insultuoso e que quererá partir para a violência. Já nem me dou ao trabalho de discutir sobre esse e outros assuntos.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.06.2016

o maior problema é que hoje se parte para a violência por coisas parvas como o humor negro e aquilo que realmente importa passa despercebido
Imagem de perfil

Mena a 17.06.2016

Eu gosto de humor negro e sou de opinião que se pode fazer humor com tudo, mas não gosto do Rui Sinel de Cordes simplesmente porque raramente acho piada ao que diz. Gosto de humor negro, mas gosto mais de humor inteligente e acho o dele muito básico. Por exemplo,  a piada em causa ainda ando à procura dela... qual foi a piada? No entanto acho que quem não gosta deve fazer como eu, não seguir e ignorar, é simples e não se perde tempo ;)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.06.2016

lá está, somos livres de gostar ou não. Já não somos é livres de atacar a torto e a direito e de querer matar por não gostarmos 

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.