Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


lei da cópia privada

por Magda L Pais, em 16.09.14

 

 

 

 

 

Não sou muito dada a comentar assuntos polémicos. Não gosto de confusões e muito menos de estar mesmo no meio.

E no entanto, aqui estou hoje a pegar no tema polémico do momento, ou pelo menos num deles – a lei da cópia privada.

Assisti ontem ao programa Prós e Contras sobre este tema e, no final do programa, fiquei com vontade de dizer duas ou três coisas sobre isto.

Primeiro, alguém deveria explicar a um dos intervenientes pelos prós (acho que era o Tozé Martinho) que a internet não começou em 2000. Eu comecei a usá-la em 1997 e já existia há uns tempinhos. O Napster, site de partilha gratuita de ficheiros, já existia em 1998.

Depois, dizer que a indústria discográfica teve um decréscimo de 85% de 2000 para cá por culpa da internet, é, quanto a mim, um disparate. E é um disparate porque a grande culpa do decréscimo é o preço que se paga por cada CD, às vezes por causa duma única música. Ora vejamos o meu caso. Eu gosto de músicas, não gosto de cantores/grupos. Se eu quisesse uma determinada música dum determinado cantor, teria de comprar um CD por inteiro porque não havia outra forma de o fazer legalmente. Foi por isso que o Napster teve o sucesso que teve – no Napster íamos buscar só as músicas que queríamos e nada mais. O mesmo se passa hoje com o Itunes e afins – pagamos a música que queremos e não precisamos de comprar todo o álbum.

Ainda pegando no meu caso. No telemóvel ouço música, é verdade. Da rádio. As fotos que lá tenho são as que eu tiro. Não leio ebooks (quem me tira o papel, tira-me tudo). Uso o computador para guardar os meus trabalhos. Porque é que terei de pagar uma taxa? E se a taxa pretende proteger os autores, quem é que me protege a mim enquanto autora deste blog? Que proveitos vou eu ter, enquanto autora, desta taxa?

Alguém disse ainda que, apesar de não ouvirmos a Antena 1, todos pagávamos a taxa audiovisual na factura da electricidade. É verdade. Mas, apesar de também não concordar com a taxa audiovisual, a verdade é que é um único valor por cada habitação. A taxa da cópia privada é para ser aplicada por cada dispositivo. Independentemente do uso que lhe for dado.

Comparar, como foi feito, esta taxa idiota a um bilhete de cinema é outro disparate. Um bilhete de cinema dá-me o direito a ver o filme comodamente sentada na sala de cinema. Com esta nova taxa não terei direito a nada porque vou ter de comprar, à mesma, os CD’s, os ebooks, etc.

Por estas razões e mais umas quantas que podiam tornar este post excessivamente extenso, esta lei não me faz sentido algum. Apesar de saber que é muito ténue a hipótese de se voltar atrás assinei a petição: «Impedir a aprovação da proposta de lei n° 246/XII, da Cópia Privada» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=impedir-pl246

Se também não concordas, assina-a também. Ainda não somos suficientes mas poderemos vir a ser.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

M* a 16.09.2014

Plenamente de acordo.
Como li hoje noutro blog (em http :/ girls-go.blogs.sapo.pt 846178.html ), o melhor é juntarmo-nos todos os blogues e criar uma associação, afinal de contas, também temos esse direito.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.