Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Lilith

por Magda L Pais, em 15.08.14

 

 

 

Publicado em Novembro de 2011 pela Lua de Marfim Editora

ISBN: 978-989-8524-17-1

 

Sinopse

Miguel Lages é um escritor isolado numa casa de praia em plena crise criativa e a um mês da entrega do seu romance seguinte, para o qual não tem ainda, sequer, um título. Inesperadamente recebe a visita de uma jovem de extraordinário porte e beleza que afirma chamar-se Lilith e que lhe dará a história da sua vida. Insta-o a procurar informação acerca dela e Miguel, com a sua curiosidade espicaçada, vem a descobrir as referências à primeira mulher de Adão, que se rebelou e saiu do paraíso, mas também descobre uma figura transversal a quase todas as antigas civilizações. Incrédulo, Miguel dá-lhe uma hipótese de contar a sua história e acaba arrebatado por um misto de lendas e das realidades que estiveram na origem das mesmas. Mas se a principio tem apenas uma curiosidade académica, acaba por dar por si a respeitar e amar aquela mulher, embora tenha uma enorme dificuldade em percebê-la. Mas ao mesmo tempo Lilith, sem que ele se dê conta, leva-o numa viagem de auto-conhecimento…

 

A minha opinião

Aos 35 anos, Cláudio Gil decidiu iniciar-se na escrita e ainda bem que o fez. Este é o seu primeiro livro e mostra que o autor não se preocupa apenas em despejar informação para uma página em branco.

 

Lilith, a personagem que dá o título ao livro, é a primeira mulher de Adão e que, por opção, decide abandonar o Paraíso e que, por não ter sido expulsa (como Adão e Eva), mantêm a sua imortalidade. Quando visita Miguel, numa altura em que este está com “bloqueio de escritor” Lilith leva-o a conhecer a sua história através dos tempos e das diversas lendas que estão associadas a ela. Com Lilith, Miguel redescobre-se.

 

É, sem dúvida, um livro a ler.

 

Este livro foi lido em Novembro de 2011. Acho que o vou reler nas próximas semanas.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.