Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Menos segurança ou melhores policias?

por Magda L Pais, em 16.10.16

Ontem (ou quase hoje) a noite/madrugada terminou comigo nas redes sociais a tentar acompanhar o que se estava a passar aqui mesmo ao pé de casa.

Os factos: um grupo de sete manfios decidiu tentar assaltar o hipermercado Continente à hora de fecho, quando a carrinha de recolha de dinheiro estava a chegar. A PSP reagiu rapidamente, o dinheiro ficou. Balanço final: um morto e um ferido grave pelo lado dos assaltantes (cinco ainda estão fugidos) e dois feridos ligeiros pela parte da PSP.

Só para enquadrar, era quase meia noite e, mesmo sendo noite de sábado - altura em que há mais ambulâncias a passar - ouvimos sirenes a mais e percebemos que haveria algo de anormal a passar-se. Fui ao facebook, aos sites de noticias e nada. Até que as informações começaram a chegar. Claro que, sendo um diz que disse, as informações eram escassas e contraditórias. Falou-se em violação, em agressão, em assalto frustrado, reféns no hipermercado... Sabia-se que a PSP estava quase toda (ao que parece até os que estavam de folga foram ajudar) e que havia problemas sérios.

Por fim a CMTV (senhores, como é que eles conseguem ser os primeiros a chegar? terão pseudojornalistas em todas as localidades do país?) lá começou a falar no assunto. E passado pouco tempo era a TVI24 (muito mais credível - apesar de não ser difícil) e com informações mais correctas. Pelo meio a minha preocupação eram os meus amigos da PSP que estariam no teatro de operações (estão bem, todos eles).

Agora pela manhã começam os comentadores profissionais com os seus ataques donde se destaca que o Barreiro deixou de ser seguro.

Não posso concordar. Desculpem-me os arautos da desgraça mas não consigo concordar. Até pode ser que haja mais mais assaltos - ou pelo menos são assaltos mais espalhafatosos - mas, por outro lado, a PSP agiu com uma rapidez extraordinária e evitou não só o assalto mas que houvesse outros problemas associados. A PSP provou - aos cépticos - que sabe agir e como proceder numa situação grave como esta. 

E é isso que destaco da noite de ontem. A acção da PSP foi exemplar. Só espero que, caso o disparo fatal tenha sido feito pela PSP que a nossa justiça funcione (ao contrário do que tem acontecido noutros casos bem conhecidos). E que o ferido grave não decida processar a nossa PSP quando estes estavam no exercício das suas funções, em defesa dos cidadãos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

Maria Araújo a 16.10.2016

 povo português condena a polícia por tudo e por nada.
Se mata, não deviam matar, se não matam ou não agem, porque não aparecem quando devem, porque são ineficazes.
Nunca estamos bem com nada.
Quanto a essa CMTV e TVI24, odeio-as...e não as vejo.
É só pelo alarmismo que fazem.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.10.2016

Basicamente a PSP é presa por ter cão e presa por não ter cão. Eu acho que até fazem um bom trabalho, considerando as condicionantes todas. Como em todas as profissões haverá maus profissionais mas confesso que devem ser tão poucos que não se nota
Sem imagem de perfil

luis bento a 16.10.2016

Concordo com tudo isso. Gostava de acrescentar o meu espanto ao notar que nenhum dos comentadores entendidos em crime, ainda não tenha notado a falta de um meio essencial contra a criminalidade que não precisa de ser inventado e já ao serviço em muitos passei que 'e o helicóptero policial que alem de outros meios, tem infravermelhos para detetar os fugitivos mesmo a noite. Tao fácil que isto se torna e não ouvi ainda alguém mencionar isto ; alguns por ignorância, outros por receio que o chefe e as altas chefias não gostem e sejam passados ao esquecimento nas promocoes ainda outros que são burros etc etc. Por este andar muitos mais vão morrer, pois este Pais ate tem todas as condições para se tornar um paraíso para assaltantes. Haja coragem e deem condições as forcas policiais custe o que custar ; se 'e realmente verdade que lamentam as mortes de policiais; ate porque uma máxima deste estado 'e " material custa dinheiro e homens requesitam-se" ) Caganca e mentes tacanhas, 'e o que nos comanda.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 17.10.2016

completamente de acordo. Em muitos casos a policia ainda trabalha como se estivessemos na idade da pedra. Ainda assim, quase que conseguem fazer omoletes sem ovos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.