Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Missão Emagrecer - Take 1

por Magda L Pais, em 13.09.16

como-manter-o-peso-585x210.jpg

Sempre fui gordinha. Uns quilos a mais aqui, depois outros ali. Apesar disso, e ao contrário da maioria das mulheres, não engordei com as gravidezes. Na primeira engordei duzentas gramas, na segunda um quilo e pouco. 

Ainda assim, até há coisa de quatro/cinco anos o meu peso media-se com dois dígitos. Altos mas ainda assim eram só dois.

Tentei várias dietas e fui a vários nutricionistas. Invariavelmente no final da primeira consulta dizia para mim - isto não vai funcionar. Não que eu não quisesse perder peso mas...

- tenho a doença de Chron e gastrite crónica. A primeira, principalmente, traz com ela muitas restrições alimentares: yougurts, laranja, alho francês e uvas são alimentos proibidos para mim. Espinafres e brócolos só em pequenas quantidades e muito de vez em quando. A primeira coisa que faço quando falo com um nutricionista é explicar-lhe esta problemática. Todos eram muito compreensivos mas logo que iniciavam o plano alimentar mandavam-me comer um yougurt a meio da manhã ou um sumo de laranja ao pequeno-almoço, o que me deixava frustrada e sem confiança. Sim, claro que depois retiravam esses alimentos mas, caramba! era um sinal claro que não me estavam a ouvir, que a reeducação alimentar na ideia deles era chapa5 para toda a gente. E isso desanimava-me logo.

mas não era só este o problema. 

- eu atendo ao público das 8h30 às 15h, com uma hora de almoço pelo meio. E quando estou com um cliente sentado à minha frente e a ser atendido não lhe posso dizer: olhe, agora tenha lá paciência que vou ali num instantinho comer. Nem posso interromper uma reunião porque está na hora de comer. Eu explicava isto e a resposta era: pois, temos pena mas tem mesmo de fazer isso. Um ponto contra porque eu respeito os clientes e não lhes faço isto. A minha profissão é assim e não vou mudar de profissão.

- não gosto de beber água. Bebo quando tenho sede mas não me consigo obrigar a beber água. Parece-me sempre que fico com sapos no estômago. Pois bem, a resposta era: force-se a beber água, tem de a beber e pronto.

Junte-se as exigências em não cometer erros na alimentação, a exigência de horários para tudo e para nada, ter de comer alimentos que eu não gostava, metas de perda de peso surrealistas e outras coisas mais ou menos parvas e o resultado era que cada ida a um nutricionista acabava de forma inglória na primeira consulta, com a minha vontade a evaporar-se.

Aos poucos o sedentarismo aumentou e os meus horários complicaram. E o peso aumentou, passou os três dígitos e eu voltei a pensar em reeducação alimentar. Mas sei que sozinha não consigo e por isso procurei - de novo - uma consulta de nutrição.

Fui na semana que passou à consulta e, pela primeira vez, sai da consulta animada. A reeducação alimentar foi adaptada às minhas necessidades em termos de horário e restrições alimentares. Tenho de beber líquidos e não água (sumos de fruta naturais, chá frio ou água aromatizada). Os alimentos incluídos são alimentos que eu gosto. Em vez do adoçante (que me dá vómitos e a volta aos intestinos), posso continuar a por açúcar no café ou no galão (mas reduzindo, aos poucos, até usar uma pequeníssima parte do pacote). Asneiras alimentares são permitidas (mas só uma vez por semana). E o objectivo a atingir neste primeiro mês é exequível (apesar do problema da perna me deixar em quase imobilidade).  

Aprendi mais naquela consulta do que nas consultas todas anteriores. Por exemplo, sabem que não devemos fazer, todos os dias, refeições iguais (pequeno almoço/lanche)? Se comermos sempre o mesmo o nosso organismo aprende a fazer essa digestão e não gasta energia a "pensar" no assunto, e essa energia gasta ajuda a emagrecer.

Portanto. 

127 kg e mais umas gramas no dia da consulta para 1.74m. Bem distribuídos - valha-me isso - mas ainda assim obesidade grau III. Objectivo a atingir no primeiro mês: perder dois quilos.

Acompanham-me nesta missão?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


73 comentários

Imagem de perfil

Me, myself and I a 13.09.2016

Claro que sim!
Também eu durante anos batalhei e fiz dietas e mais dietas!
Era um diminuir e aumentar constante! 
Atingimos um nível de frustração exponencial! 
Mas agora cansei-me disso tudo e optei por fazer o bypass gastrico.
E não estou nada arrependida! 
Tenho a certeza que vais conseguir ter sucesso!
Beijinhos
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

considerei a hipotese do bypass. Mas sem reeducação alimentar o resultado final ia ser o mesmo. Mais tarde ou mais cedo corria o risco de voltar a aumentar de peso.  Acho que prefiro lá chegar mais devagar


Obrigado pelo apoio
Imagem de perfil

Me, myself and I a 13.09.2016

Claro que a reeducação alimentar é o factor principal. 
Mesmo com o bypass se não aprender a comer volto ao aumento de peso!
Mas quantas dietas de reeducação alimentar eu não fiz?
Mas passado uns tempos, como a diminuição de peso era lenta, ficava frustrada e voltava aos velhos hábitos!
Com o bypass sou "obrigada" a ter atenção ao que como, à quantidade e à qualidade!
Em 2 meses emagreci quase 20kg o que me dá motivos para continuar o bom trabalho que fiz até agora! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

a mim, sinceramente, não me faz confusão perder peso lentamente. Deixava-me mais frustada a incapacidade dos médicos em perceberem que teria de ser a reeducação alimentar a adaptar-se às minhas necessidades que o contrário. Se eu demorar um ano a perder 20 kg não me faz muita confusão. Logo que possa também quero começar a fazer algum exercicio, nem que seja só caminhar a pé e isso ajudará tambem a perder um pouco
Imagem de perfil

Me, myself and I a 13.09.2016

Claro que o exercício físico também ajuda. Mas o principal é mesmo a reeducação alimentar!
Se estás realmente focada tenho a certeza que vais conseguir!Image
Beijinhos
Sem imagem de perfil

Anónimo a 13.09.2016

Bora lá!!!! Sempre ao teu lado!!!
Sem imagem de perfil

Sandra Wink.Wink a 13.09.2016

Aplaudo Magda, sim o objetivo é exequível e sim acho que vais conseguir! não te acompanho porque apesar de não ter restrições alimentares tenho outro tipo de problema, não gosto de fruta nem de legumes. Não comia quando era pequena, e agora se como uma sopa fico com umas dores de estômago terríveis e fruta nem pensar , simplesmente não consigo por nada na boca sem ficar com vómitos. Nunca aprofundei se é psicológico ou não.
Mas posso acompanhar-te numas caminhadas ( quando a perna te permitir) fazem bem ao corpo e temos nas nossas bandas uns sítios bem giros!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

fica combinado o passeio! mas olha que devias ir ver isso, pode ser alergia a alguma coisa ou uma gastrite disfarçada
Imagem de perfil

Fatia Mor a 13.09.2016

Claro que sim!! Objectivos bem delineados e realistas, e uma cliente animada, acho que estás no caminho do sucesso. Torço para que corra bem e que consigas atingir um estado de maior saúde! Isso é o mais importante!!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

Obrigado!


não vale a pena ter grandes ilusões. Além de que é mais consistente perder peso devagarinho (e não o recuperar) do que perder demasiado e depois recuperar rapidamente
Imagem de perfil

A Bruxinha... a 13.09.2016

Magda na parte da alimentação o essencial é não estares mais de 3h sem comer, no meu caso se tomo o pequeno almoço às 8h e depois sei que só vou almoçar às 13:30h em vez de fazer o meu lanche às 10:30h faço às 11h. Quando trabalhava à tarde não tinha pausa então lá ia eu quase sempre à mesma hora à casa de banho e lá bebia um iogurte com uma fatia de pão. Porque almoçava ao 12h e só saia às 17h era muito tempo sem comer (e eu não aguentava). Em relação à água é mesmo um hábito, hoje sou obrigada a beber 3lt de água, mas se tu gostares de chá podes sempre beber em forma dr chá sem açúcar eu antes de engravidar bebia 2lt de chá frio. 
E olha que não sabia isso de repetir sempre os mesmos lanches...
Não te esqueças da caminhada. ;) E vamo qui vamo que estamos juntas. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

a questão maior é essa dos horários mesmo. Eu nunca sei a que horas vou almoçar. Já me aconteceu arrumar tudo para sair para o almoço e chegar um cliente que tive de atender e que demorou quase 1 hora. Não é sempre mas acontece. 
Quanto à água, sim, vou preferir beber chá ou sumos de fruta (feitos no dia). 
Eu desconhecia por completo que não devemos repetir as refeições. Mas parece que sim, que devemos mudar todos os dias o que comemos a cada uma das refeições (sejam elas grandes ou pequenas) para obrigar o corpo a queimar mais energias. O que até faz sentido.
Quanto à caminhada para já está fora de questão. Nem dois passos consigo dar sem ficar quase a chorar de dores na perna por isso... terei de esperar que isto da perna se resolva e depois logo caminharei
Imagem de perfil

A Bruxinha... a 13.09.2016

O que importa é começares por algum lado, mas vais ver que só com a alimentação já vais notar grandes melhorias. ;)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

baby steps é o principal. com pequenos passos se começa a caminhada. Por enquanto em sentido figurado ehehehehe
Imagem de perfil

A Bruxinha... a 13.09.2016

Depois vai postando os resultados... 
Vais pesar semanalmente??
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

na médica só me vou pesar daqui a um mês. Mas em casa penso pesar-me todas as semanas e ir fazendo aqui o ponto de situação. O take 2 por exemplo eheheheheh
Imagem de perfil

A Bruxinha... a 13.09.2016

Acho que fazes bem, para IRES controlando a cena. Image
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 13.09.2016

FORÇA  :D Estou contigo. Vou regressar ao ginásio e aos melhores habitos alimentares ! Bora lá dar cabo dos quilinhos a mais :D
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

siga para bingo! eu não vou ao ginásio mas estou a mudar os hábitos. E isso é bom!
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 13.09.2016

Muito bom mesmo... eu também tenho muita dificuldade em mudar a alimentação 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

é por ai que quero começar. Parece-me o mais importante
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 13.09.2016

e é! mas depois de mil e uma nutricionistas, ainda não encontrei "aquela" !!!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

o mesmo problema que eu tive, exactamente! 
Imagem de perfil

Sofia Margarida a 13.09.2016

Eu tenho falta de motivação.... Apesar de querer muito perder os kilos, quero muito não me esforçar :p e preciso de alguém que me ajude a motivar-me, que me vá puxando... senão desisto :p
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.09.2016

e que tal o incentivo de eu estar aqui a fazer o mesmo que tu e a ajudar-te?
Imagem de perfil

Mula a 13.09.2016

"Se comermos sempre o mesmo o nosso organismo aprende a fazer essa digestão e não gasta energia a "pensar" no assunto, e essa energia gasta ajuda a emagrecer." Não fazia ideia!!! E nunca me disseram nada disso e já passei por várias nutricionistas e olha que, faz todo o sentido! É um problema que eu tenho, como quase sempre a mesma coisa, como o que é prático e o que me é permitido comer pelo caminho.


Quando saio das nutricionistas venho com o mesmo sentimento: de que eu própria posso ser nutricionista porque é fácil criar um plano template que serve para qualquer pessoa: Nada de fritos, muita agua, nada de doces, muitos cozidos e grelhados, metade do prato cheio de legumes e o resto do prato dividido entre os Hc's e o peixe/carne. Enfim! Andaram a estudar não sei para quê realmente...


Vais conseguir Magda, o que custa é entrar no ritmo e ter objetivos reais e concretizáveis se não vais desmoralizar. Eu cá tenho andado mais desleixada com a dieta desde que inchei - sabe Deus porque raio - e voltei a recuperar o peso que perdi - mas sei que com um detox perco este inchaço e volto para o peso que deixei... Mas é impossível não desmoralizar.


Estou contigo!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

exactamente o que pensei - todos podemos ser médicos porque as dietas que dão são todas iguais. Pela primeira vez tive com uma médica que se preocupou em saber o que eu gosto de comer, o que não gosto, o que posso e o que não posso comer e quais os meus horários para tudo ser adaptado. Uma dieta feita à medida e não uma dieta pronto a vestir. Só isto foi o bastante para me deixar bastante animada e com vontade de cumprir o plano à risca
Sem imagem de perfil

Mafalda a 13.09.2016

Não estás sozinha nesta caminhada...
Eu tenho excesso de peso apenas, tenho 1.61m e peso cerca de 75kg. Sim, estou gorda e preciso de emagrecer um pouco.
Sorte é que hoje, Terça-feira, voltei à natação! Image
Por isso, força aí!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

Fazer exercicio fisico ajuda bastante. e talvez mudares um pouco a alimentação.
Imagem de perfil

A Caracol a 13.09.2016

Força nisso Magda! :D Estou contigo! :)
Sem imagem de perfil

sarabudja a 13.09.2016

Lógic'evidentemente!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 13.09.2016

Image Sabia que podia contar contigo

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.