Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


My precious books

por Magda L Pais, em 12.08.15

Desktop-tablet-book-wallpapers-The-Book-of-Secrets

A minha tarde de domingo foi preenchida a preencher – passe-se o pleonasmo – a prateleira dos meus livros no Goodreads.

Que tenho uma grande paixão por livros, todos sabem. Ou pelo menos desconfiam. Porque, como diz a Maria, o meu braço não acaba na ponta dos dedos mas no livro que seguro nas mãos.

E que um dos meus sonhos, o mais antigo talvez, é ter uma biblioteca, bom, também é conhecido.

Façamos então o ponto de situação sobre os meus livros, my precious books.

Conclui, depois de terminada a tarefa de domingo, que tenho, neste momento, mais de 845 livros. 845 são os que estão registados na base de dados do Goodreads. Infelizmente muitas editoras, principalmente as mais pequenas, não colocam os livros que editam nesta plataforma e, por isso, não pude registar cerca 250 livros. Faltam ainda registar uns 30 que são em inglês e que me foram oferecidos por uma grande amiga.

Penso, por isso, que será justo dizer que tenho pouco mais de 1100 livros em casa.

Esses poucos mais de 1100 livros abarcam quase todos – se não mesmo todos – os géneros, feitios, anos e são de imensos escritores diferentes. Uns que li na minha juventude, outros que irei ler na velhice, e 100 para ler nos próximos tempos.

Verifiquei também, depois de terminar este registo, que já li 760 livros. Creio que este número estará incorrecto e bastante abaixo da realidade. Porque nem todos os livros que li eram meus. Não tenho qualquer problema em ler livros que vou buscar a bibliotecas nem sequer em ler livros que me emprestam. Da mesma forma que não me importo de emprestar livros a quem tenha confiança suficiente para saber que os vão estimar tanto como eu e que me irão devolver logo que os acabem de ler, tal como eu faço quando me emprestam. Além de que, na minha infância e juventude li imensos livros na casa dos meus pais – que são deles – e li imensos livros trocados com o meu mano. Talvez nunca venha a saber, ao certo, quantos livros já li. Gostava de o saber mas não me parece que consiga.

Estes são, portanto, os números no momento em que escrevo este post.

Nos próximos dias poderão mudar. Seja porque comprei mais um livro, porque me emprestaram outro ou porque recebi alguma prenda.

Quando se chega a este número de livros é quase impossível tê-los arrumados como gostaríamos, ou seja, por autor e/ou editora como a Nathy gosta de fazer. O tempo que demora a arrumar dessa forma é tempo que queremos aproveitar a ler e não a arrumá-los. Não deixa, no entanto, de ser gratificante fazê-lo. Este domingo, por exemplo, tive, nas minhas mãos, as primeiras edições d’Os Cinco, d’Os Sete e outros da mesma altura e adorei voltar a tê-los nas mãos, sentir a textura e o cheiro dos livros que me encantaram quando era uma gaiata e mais ainda porque a minha filha também já os leu.

Arrumei as minhas estantes a última vez em Outubro de 2014. Na altura consegui que todos coubessem nas prateleiras. Neste momento já há duas ou três pilhas de livros à espera de espaço. Espero poder, em Setembro, mandar fazer as novas estantes, no hall de entrada da casa, para poder arrumar os que estão em falta. Se tiver tempo e coragem, voltarei a arrumar por autores. Se não… será por ordem de leitura.

E a biblioteca, aquele que é o meu sonho?

Bem, um dia lá chegarei. Ainda me falta um longo caminho até ter a biblioteca com que sempre sonhei, mas livro a livro lá chegarei. E mesmo que não a chegue a ter, terei em mim todos os livros que li.

E morrerei, um dia, feliz por os ter lido.

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Olívia a 12.08.2015 às 09:34

Podia escrever qualquer coisa mais profunda, mas só me ocorre mesmo:
UAUUUUU!!!


Image (Uma pessoa assim até fica com inveja...)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 12.08.2015 às 10:00

ehehhe são quase 40 anos a acumular livros... sim, porque ainda tenho livros da minha infância. Muitos mesmo.
Imagem de perfil

De BataeBatom a 12.08.2015 às 09:54

Tchiii! :D
Cá em casa, o escritório parece uma biblioteca, que a minha mãe (também apaixonada por livros :p) vai recheando com fila dupla cada prateleira que cobre toda a parede.  Por vezes, é de lá que escolho os livros, mas optei por ter os meus à parte, no meu quarto. Começaram por ocupar uma prateleira e agora são vários os que também estão empilhados noutros sítios, à espera de arrumação. Talvez leve os que estão por ler para Coimbra e os guarde entre as paletes da nova cama! Para já, este é o meu pequeno plano. Mas também não negaria uma biblioteca. Image
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 12.08.2015 às 10:01

eu queria tanto ter uma biblioteca... Pode ser que um dia lá chegue, quem sabe. Para já ainda não são muitos e estão entre a sala e os quartos. Um dia, um dia quem sabe
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 12.08.2015 às 10:31

Quero passe VIP para essa biblioteca :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 12.08.2015 às 11:14

atribuido! é só escolheres o que queres que te empreste
Imagem de perfil

De Nathy ღ a 12.08.2015 às 11:18

Tu, os livros já tens para poder ter a biblioteca. Tens que ceder o teu quarto em prol dos livros. é uma boa ação, uma boa causa. Já eu estou bem longe de a ter. Um dia quem sabe.
isso é que é ter livros. Que inveja...
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 12.08.2015 às 11:30

estás a comparar o incomparável. Eu estou a juntar livros desde sempre, já lá vão quase 46 anos. tu estás a juntar livros à dois anos. provavelmente quando chegares aos 46 anos de idade tens os mesmos ou mais do que eu
Sem imagem de perfil

De Joana a 15.08.2015 às 17:57


Acredito que haja livrarias com menos livros do que os tens.
Cá por casa o numero anda à volta do 300 e poucos. Apesar de ter vendido vários quando mudei de casa têm vindo cada vez mais cá para casa. Impossível ir às compras e os livros estarem ali à mão de semear e não trazer nenhum.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.08.2015 às 23:08

sim, também já livrarias pequeninas que teriam menos livros. São muitos anos a juntar os ditos. Dão-me imenso gozo
Imagem de perfil

De M* a 16.08.2015 às 22:46

não faço ideia de quantos tenho cá em casa, embora saiba exactamente onde estão e o lugar que ocupam na minha estante. por exemplo, certa vez a minha irmã decidiu, sem perguntar, tirar um livro pequenito de Florbela Espanca da estante... quando olhei para ela, notei logo a ausência (e é um livro fininho). 
como penso que já o referi uma vez, vou colocando  os livros à medida que vou lendo no goodreads. e, por falar nele, quero saber a tua opinião sobre D. Maria II :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.08.2015 às 23:11


eu também sei, mais ou menos, onde eles estão :D apesar da quantidade ainda vou sabendo, até porque sou eu que os arrumo sempre (agora nem sei bem onde os colocar, mas adiante).
tive de os colocar, de enfiada, no goodreads para evitar asneiras, que é, como quem diz, evitar comprar livros em duplicado ou triplicado. ehehehhe


Comecei hoje o D Maria II. Até agora estou a gostar mas ainda só vou na página 54 (mas já me apetece espancar o pai dela...)
Imagem de perfil

De M* a 16.08.2015 às 23:23

ahahahah, também a mim... mas, atendendo à época. a dado momento, vais ter vontade de dar uns safanões à Maria mas, enfim, continua a ler e depois diz-me o que achaste :) tenho um carinho especial por este livro. foi o primeiro que li desta escritora e adorei... aliás, devorei o livro.
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.08.2015 às 23:26

esta também é a minha estreia com a autora. Vamos ver como corre. Se gostar depois vou ler os outros
Imagem de perfil

De M* a 16.08.2015 às 23:29

li críticas onde constava que este não era dos melhores livros dela... mas, para mim, valeu a pena :) creio que irás gostar :)
Imagem de perfil

De Magda L Pais a 16.08.2015 às 23:33

se gostar depois vou querer ler os outros. eeheheheh

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.