Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Não dou dinheiro

por Magda L Pais, em 20.02.15

10_sem_abrigo_02_d.jpg

a sem abrigos e/ou pedintes. Não o dou e não me sinto pior pessoa por isso.

E não dou porque, aqui há uns anos, uns valentes anos, estava na varanda da minha casa a estender roupa e vi sair uma invisual dum carrão daqueles que poucos têm dinheiro para comprar. Até aqui tudo tranquilo, não fosse o caso de, passados alguns minutos, a mesma invisual me estar a bater à porta a pedir dinheiro porque não conseguia alimentar os filhos… Além de não lhe ter dado dinheiro confesso que me apeteceu mesmo foi dar-lhe com uma panela na cabeça. Limitei-me a fechar a porta e jurei que não voltaria a dar dinheiro.

Sim, já sei que ides todos dizer que não são todos iguais e que alguns precisam mesmo.

E eu até acredito, não julgo todos pela mesma bitola, mas dinheiro não dou.

Dou alimento. Dou comida. Se estou num café ou num restaurante, convido a pessoa a comer um prato de sopa ou uma sandes – dependendo da hora. Pago – quando posso e se posso – a refeição completa se for preciso.

(no outro dia, estava eu a comer um cozido á portuguesa quando um romeno entrou a pedir dinheiro. Disse-lhe que lhe pagava uma sopa e ele aceitou. Mas depois olhou para o meu prato e disse – nunca provei, é bom? E eu disse-lhe: então é altura de provar. Disse-lhe para se sentar numa mesa e pedi que lhe servissem o prato de cozido e uma bebida – ele quis água. A alegria nos olhos dele foi todo o pagamento que precisei, se bem que o homem me agradeceu vezes sem conta enquanto comia)

Dou comida. Não dou dinheiro. E até dou carinho.

(aqui há uns anos, fui a Braga e, no café, um senhor pediu-me uma sandes porque tinha fome. Pedi que o servissem e, enquanto comia a sandes, o senhor ia-me contando que aquela sandes era a melhor prenda de aniversário que podia ter. Fazia anos naquele dia e até me mostrou o BI para comprovar. Dei-lhe um beijo na cara, os parabéns, e pedi que embrulhassem mais duas sandes e um bolo para que ele pudesse comer mais qualquer coisa naquele dia. Mais uma vez a alegria nos olhos do senhor foram, para mim, todo o agradecimento que precisava, apesar dele me ter dito, centenas de vezes, obrigado).

E se algum pedinte fica ofendido – como já me aconteceu – por lhe dizer que só lhe dou comida, então, na minha opinião, é porque não precisa de ajuda. Porque a comida alimenta e o dinheiro pode ser usado para tudo, menos para aquilo para que alegadamente, é pedido.

Por isso não dou dinheiro. Dou comida. E isto é ser solidário.

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Imagem de perfil

Life Inc a 20.02.2015

Penso tal e qual como tu... nunca dou dinheiro. Às vezes o S. diz que sou um coração duro mas ninguém me garante que as pessoas precisem realmente de dinheiro porque tal como relataste, já me aconteceu semelhante. Comida é outra coisa e ainda no outro dia demos um bolo a uma senhor. Mas já houve quem recusasse comida e só isso já é indicador das intenções.

xoxo
cindy
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.02.2015

é o que eu penso. se não querem comida é porque o dinheiro é para outras coisas.
Sem imagem de perfil

Mafalda M. a 20.02.2015

Lindo post sim senhora. Image
Imagem de perfil

M* a 20.02.2015

tal como tu, também não dou. não só porque já vi desperdiçar comida, como pão ou sopa, mas porque já vi demasiados pedintes a saírem de belos carros. 
entristece-me, sobretudo quando colocam as crianças nestas situações, mas é difícil compreender o bom e o mau pedinte. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.02.2015

eu diria que é quase impossível. Dai a minha politica ser sempre a mesma. Mas tem de comer ao pé de mim...
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 20.02.2015

Ah pois, eu no metro já ouvi dois pedintes à conversa a dizer que iam para casa porque já tnham feito o suficiente naquele dia...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.02.2015

é que fazem imenso dinheiro. é como os arrumadores de carros. Basta fazer as contas... e muita gente não faz.
Imagem de perfil

Nathy ღ a 20.02.2015

Eu dinheiro também não dou. Mas dou comida quando posso. Ainda me lembro quando uma velhinha pediu-me dinheiro ou algo para comer, como estava com presa não lhe prestei muita atenção. Só depois fez-se luz... eu tinha comida na mala, podia lhe ter dado, mas esqueci-me... Senti-me tão mal.
Também já me aconteceu no metro alguém estar a pedir comida porque ainda não tinha comido nada naquele dia. Na mala tinha iogurtes líquidos, dei-lhe sem pensar duas vezes. Mas o homem não bebeu, apenas guardou. Bolas... quem tem fome come logo. Enfim. O que ele queria era dinheiro...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.02.2015

eu tambem não dou sempre. Dou quando posso. Se fosse dar a todos os que me pedem, bom, acabava eu a pedir, seguramente.
Imagem de perfil

Carolina a 20.02.2015

Também não costumo dar dinheiro, ofereço pagar a refeição, tal como tu.
A única situação em que dou, e contrariada, é no parque de estacionamento onde deixo o carro para ir para a faculdade, porque se não o fizer, já sei que me vão fazer qualquer coisa ao carro, infelizmente...
Beijinhos
Imagem de perfil

Magda L Pais a 20.02.2015

sim, os fulanos do estacionamento ás vezes passam-se. E ganham balurdios por mês - é só fazer as contas - limpinhos e sem impostos


beijocas
Sem imagem de perfil

Cris a 20.02.2015

Estou contigo. Também não dou dinheiro e há cada história como a que contaste do senhor cego...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.02.2015

infelizmente há imensas histórias destas e depois ficamos sempre na dúvida. Com a comida não há dúvidas
Imagem de perfil

Sou Toda Amor a 20.02.2015

Tal-Qual aqui a je.
Tal-Qual sem tirar nem pôr.
Beijoca
Imagem de perfil

Mom Sandra a 21.02.2015

Que engraçado, ainda anteontem estava a explicar às miúdas que também não dava dinheiro a pedintes/sem abrigo. Dou sempre comida. A roupa que não nos serve ou já não queremos também é encaminhada para a Igreja ou uma associação de solidariedade social.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 22.02.2015


há várias formas de ajudar sem ser a dar dinheiro. Cá em casa roupas, brinquedos, etc, é tudo para dar quando já não serve/usamos

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.