Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Nós por cá, tudo bem - o bypass coronário

por Magda L Pais, em 03.11.15

Quando vos perguntei onde paravam os direitos dos mais altos e dos mais pesados? falei-vos que o meu maridão (sim, ão... porque um homem com 1.93m e 145 kg dificilmente pode ser outra coisa) estava a realizar alguns exames médicos. Quer dizer, estava nada que alguns deles não pode fazer por ser grande. 

Na verdade o percurso que o Miguel (o marido) fez com exames e consultas levou-me a perguntar para onde caminhas, serviço nacional saúde?

Mas chegamos, finalmente, ao dia de hoje. Um ano e alguns meses depois do início dos sintomas, hoje (talvez a esta hora) a operação realiza-se. Dois bypass coronários. Uma operação que é simples para os médicos, e muito complicada para quem está de fora.

Confesso que já tive alguns momentos em que estive apreensiva com esta intervenção. Sim, sabemos que, para os cirurgiões especializados nesta área, é quase tão complicado como tirar um dente (já vos disse que odeio dentistas?). Mas caramba, é na nossa máquina que estão a mexer.

Eu sou uma optimista. Para mim o copo está sempre cheio o suficiente. Não meio cheio mas o suficiente para o que se quer. Não aceito as coisas por meio, só aceito que as coisas corram bem. E mesmo quando algo corre mal, acredito piamente que há um lado positivo. Basta saber procurar.

Acredito, por isso, que esta operação ao coração é o caminho para que o rapazola se sinta melhor. Para que possamos, dia 25 deste mês, comemorar os 51 anos de casados. Ah.... esperem, são só 15!.. Ups...foi uma troca de mãos...

Enfim, positivismo. 

O mesmo positivismo que leva a que o meu marido, quando lhe falamos que ia ter uma semana de férias da família, respondeu:

sim, sim, vou estar de férias em Lilliput.

Ou quando lhe perguntaram em que hospital ia ser operado, respondeu:

No Portugal dos Pequeninos...

E quando falava à mãe que ia ser internado na segunda-feira, explicou:

Na segunda vou para lá para ir afiar as facas e limpar a sala. Depois na terça, o talho abre às 8h.

E ontem lá fomos. Falamos com o fisioterapeuta, a anestesista, os enfermeiros e com o médico. Nós sentados no refeitório, e eles iam e vinham. Sentimo-nos importantes, parecia que estávamos a entrevistar candidatos a um emprego.

A conversa com o médico foi simpática, achei importante ter desmitificado a operação e nos ter dito que o bypass coronário é a operação mais simples que ali fazem. Foi tudo explicado, desde o momento em que vai para a sala até ao momento em que sai dos cuidados intensivos. Foi também importante vermos outros doentes que já estavam a recuperar da mesma operação e que estavam frescos e fofos.

Depois confirmamos. Para medir a tensão arterial, a manga teve de ser colocada perto do pulso porque no local do costume não prendia. Foram-lhe dadas duas batas para vestir uma à frente e outra atrás...Enfim, o homem é todo grande, nada a fazer.

E o Sr António, esquecia-me do Sr António. Que fala e fala e fala. Que vai ser operado a uma válvula mitral (é assim que se escreve?) mas que parecia que ia visitar alguém. Que estava bem disposto e que falou imenso connosco quando chegamos ao hospital e que, depois, teve o médico dele vir buscá-lo porque estavam à espera dele para fazer mais um exame... uma simpatia de senhor.

E isto é o mais importante. Mesmo numa operação. Simpatia e confiança que tudo vai correr bem. Porque vai!

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

Corvo a 04.11.2015

Olá, Magda. Chego tarde mas pelos vistos correu bem, que é o que se quer.
Depois, Porra! 145 quilos é obra! E eu armado em grande com 92. Uma manápula  dele afundava-me ao centro da terra.
Ainda bem que ele não é sportinguista. É que estou mesmo a imaginar ele por detrás do Bruno a incentivá-lo. Vamos presidente! Mais uns comunicados contra o vigarista Benfica que se piam cá estou eu. Quantos são, quantos são?
Continuação de tudo sem complicações.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.