Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Notícias

por Magda L Pais, em 10.09.15

como-reconocer-hoax-noticias-falsas-640x250.jpg

Visitar, por estes dias - ou melhor - visitar, todos os dias, o facebook é dar de caras com centenas de noticias que são partilhadas até à exaustão, a maior parte das vezes sem o cuidado de se verificar as fontes e sem se pensar.

Noticias e fotos. E quando são noticias falsas acompanhadas de fotos ainda pior. Ou mesmo as fotos que, supostamente, ilustram uma pseudorealidade.

Não vou aqui dizer que nunca cai numa patranha destas e que não ajudei a espalhar um boato. É verdade, já me aconteceu. Acontece a todos. A ideia é que o erro sirva para aprender e não para continuarmos a cair no mesmo erro vezes e vezes sem conta.

Cai, aprendi e hoje apenas partilho noticias lidas em sites fidedignos. Se alguém anuncia a morte duma personagem conhecida eu, antes de a lamentar, verifico o Sapo, o Público, a BBC ou a CNN (apenas como exemplo). Se não estiver em nenhum deles, assumo que não aconteceu e sigo em frente. O mesmo se passa com as noticias que são falsas sobre os migrantes

Já o disse aqui, tenho mixed feelings acerca dos migrantes. Mas isso não me leva a partilhar, vezes sem conta, histórias que podem não são verdadeiras nem sequer imagens que ferem toda a gente - não é por partilhar as violências cometidas pelo Estado Islâmico que me vou decidir.

Aliás, fotos e vídeos violentos, sejam eles quais forem - contra seres de duas ou quatro patas - fazem parte daquelas coisas que não devem ser partilhadas. Por ninguém! 

De que serve saber que uma determinada pessoa matou um bebé à facada e mostrar as fotos? devolvemos a vida à criança? Sobrepomos-nos à justiça e fazemos justiça pelas próprias mãos? Vamos evitar que a besta que o fez volte a cometer esse crime hediondo? não, não e não. Todas estas perguntas tem um não como resposta. Então a partilha serviu para quê? 

Voyeurismo puro. Serviu apenas para isso e para promover desgraças. Ninguém ganhou com essa partilha, assim como ninguém ganha com a partilha de noticias falsas.

Por isso, uma recomendação. Antes de partilharem o que quer que seja, pensem: é verdade? vai resolver? é importante? ajudo a fazer a diferença?

11954679_1628503090723299_2410625028958131127_n.jp

 Vamos pensar nisto? sim?

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Sem imagem de perfil

Receitas fáceis rápidas e saborosas a 10.09.2015

Concordo! 
Cumprimentos
Ana
http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/
Imagem de perfil

Vanessa a 10.09.2015

Onde é que se pode assinar? Image
É que estou farta do facebook. Se não é a m**** dos taxistas, é o António Costa e o Coelho. Se não é fotos chocantes dos migrantes, são vídeos falsos sobre eles. Que nojo! Deve ser mesmo bonito uma pessoa ir ver o facebook de alguém e só tem coisas dessas. Image
Tudo o que vejo e considero chocante, varro tudo para denuncia. Fartei-me de tanto porcaria no facebook!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.09.2015

infelizmente a minha experiência com as denuncias ao facebook não é muito positiva. Mas é, sem dúvida, uma boa opção, É que não há pachorra para tanta desgraça!
Imagem de perfil

Vanessa a 10.09.2015

Sim, mas há sempre a opção de ocultar quando isso não resolve, o que já é bom.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.09.2015

Qualquer coisa é melhor que ver certas coisas, de facto.


será que as pessoas não percebem que incentivam ainda mais a violência?
Imagem de perfil

José da Xã a 10.09.2015

Muito bem observado.
Geralmento só partilho no Facebook coisas com graça  (sejam elas verdadeiras ou montadas) e que não façam mal a ninguém.
Não sei se a partilha de imagens tenebrosas de animais e pessoas seja voyerismo puro ou somente imbecilidades.
Há neste mundo quem se alegre com o mal dos outros...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.09.2015

Obrigado!
acho que tem um mix de imbecilidade com voyerismo. Seja qual for a razão, o certo é que não faz qualquer sentido. 
tal como tu, tambem partilho coisas engraçadas - sejam elas montagens ou não. Mas coisas sérias... só muito bem confirmadas
Sem imagem de perfil

Paula a 22.09.2015

Muito bem pensado e escrito! Subscrevo!
Excesso de imagens, excesso de informação, mundo de excessos!
E sem saudosismo de um passado próximo, faz-nos tanta falta uma informação de jeito! 

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.