Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O burkini e uma guerra parva

por Magda L Pais, em 24.08.16

As autoridades francesas resolveram proibir o uso do burkini e eu, que sou burra, não consigo, por mais que queira, entender as razões que levaram a tal proibição.

mw-860.jpg

Aliás, acho imensa piada, confesso, ao facto de uma das alegações ser que estão "demasiado cobertas". Expliquem-me lá qual é mesmo o problema de estarem demasiado cobertas?... apanham menos sol, menos probabilidades de terem cancro na pele e estão, à maneira delas, confortáveis.

Claro que percebo que - supostamente - a França é um estado laico e o burkini "demonstra, de forma ostensiva, a pertença a uma religião" (dizem eles). E a minha pergunta é: porque é que as pessoas não podem demonstrar que pertencem a uma religião? Viver em liberdade não é (também) respeitar as raças e os credos de cada um ou, de outra forma, respeitar, entre outras coisas, o que cada um quer (ou não) vestir?

mw-860 (1).jpg

Ou será que a França - onde nasceu o conceito de liberdade, igualdade e fraternidade - se esqueceu do que isso significa? na prática o que a França está a fazer é o mesmo que criticam nos países muçulmanos - aqui vestem-se à minha maneira e não à vossa!

Há quem use bikinis sem corpo para isso. Há quem use leggins e se torne num atentado visual. Há quem use roupa de um ou dois tamanhos mais abaixo e que fique com tudo exposto. Há quem use vestidos justos, tenha 60 anos e não use soutien. E há quem use burkinis.

Cada pessoa pode e deve vestir aquilo com que se sinta bem. Seja lá o que for. Sem que o estado meta o nariz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


40 comentários

Imagem de perfil

Sara a 24.08.2016

Proibir as mulheres  de usar uma roupa baseado no principio que elas não devem ser obrigadas a usar uma roupa é uma contradição em si mesmo, ademais esta lei não vai fazer nada - só vai impedir mulheres de irem à praia, não vai acabar com o terrorismo ou com fome no mundo...É só mais uma prova de histeria colectiva e mais um bode expiatório para atitudes nacionalistas. Também prova que o corpo feminino continua a ser notícia...em 2016. Na verdade não interessa se usas burkini ou fazes topless: nunca tens hipóteses de ganhar aos olhos da sociedade. As leis são feitas por homens e a ideia de as mulheres terem liberdade de escolha deixa-os aterrorizados. É a misoginia dos outros a espalhar a nossa. 


No entanto, discordo completamente da frase: "Há quem use biquínis sem corpo para isso" e outros julgamentos semelhantes. Quem é que define o que é um corpo apropriado e o que não? Tens 100 quilos e queres usar um biquíni? Força nisso. Cada um que use o que goste e não chateie os demais. Isso do: tens de te vestir consoante o teu corpo ou tua idade é das piores coisas que se mete na cabeça das pessoas, fazendo com que vivam permanentemente numa ditadura consigo mesmas. Recentemente vi um vídeo de uma mulher gorda a usar pela primeira vez um biquíni na praia - senti-me encorajada pela sua confiança. Dizer que é justo elas usarem um burkini e depois dizer que não posso usar uma nini saia porque tenho as pernas assim e assado é contraditório. 


Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

não se trata de ser contraditório, trata-se de que, se eu quiser ver mamas, rabos ou  pelos pubicos vou a uma praia de nudismo e não a uma outra praia. E sim, há pessoas que não tem corpo para usar bikini porque usam os que não se adaptam a isso. Ainda este ano, em Sesimbra, estava uma senhora tão gorda quanto eu (e eu sou gorda e assumo) com um bikini pequenissimo. Sobrava muita mama depois de acabar o tecido. É isto que eu falo quando digo  que não há corpo para bikini.
Imagem de perfil

Sara a 24.08.2016

Quem definiu o que  é "apropriado" e o que não neste caso? A senhora estava a aproveitar um bom dia de praia, com algo que acha que lhe fica bem e gosta - quem está incomodado deve reflectir sobre isso trinta segundos e depois seguir com a sua próprio vida. Nesse caso eu (que sou gorda) teria de fixar uma lista na parede com todas as coisas que não devo usar...Que ditadura. As pessoas seriam mais felizes se parassem de julgar e promovessem mais o positivismo corporal. Aliás, é um contra senso: as mulheres têm o direito de ir à praia de burkini mas eu não posso fazer topless porque alguém se incomoda por ver carne natural humana?Então o melhor seria andar de burka mesmo...Por contraditória referia-me à lei em si. 




Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

mamas, pelos pubicos e cus são para ser vistos nos locais apropriados. Sejam de gordas, magras ou afins. são partes intimas por alguma razão. senão mais vale andarmos todos nus e assunto arrumado...


eu tenho excesso de peso. não sou gorda, sou mesmo obesa! tenho mais 45/50 kg do que deveria. E uso o que me apetece - sem andar nua ou sem que se notem as partes intimas, que me parece o minimo.
Imagem de perfil

Sara a 24.08.2016

Só defendes o burkini porque há demasiadas mulheres destapadas na praia? Não é uma questão de elas estarem confortáveis ou não, é muito mais complexo e a sua opinião não é tida nem achada...Quem faz as leis preocupa-se tanto com o bem estar feminino como dois jogadores de pingpong se preocupam com o que a bola acha...Em relação ao resto, não sou fã de praia e vou tipo uma vez por ano arrastada, mas quando vou preocupo-me com outras coisas e deixo as maminhas para segundo plano, tal como os senhores de pança - eu vou à minha vida e eles às deles e ficamos todos a ganhar. Acho que isto resolveria muitos problemas no mundo... 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

mas onde foste tu ler que  eu defendo o burkini porque há demasiadas mulheres destapadas na praia? leste, por ventura, o que escrevi no post? caramba, o que eu defendo é que cada um deve ser livre de usar o que quiser. Tape-se como quiser, desde que tape as partes intimas. Se quiser tapar mais que isso, que tape. se só quiser tapar as partes intimas que tape. 
Imagem de perfil

Mula a 24.08.2016

É das coisas mais ridículas que ouvi nos últimos tempos... Então nós "brancos" não podemos ir como quisermos? Então eles também podem... Se eu for fe calças, meias de Poncho e gorro para a praia ninguém me vai dizer nada, no máximo olham para mim como uma freak, mas ninguém me pode proibir de ir de poncho, de gorro e calças, e no entanto isso faz com que eu esteja tão ou mais tapada que essas muçulmanas... É uma guerra ridícula. 


Já o topless fora das praias de nudismo acho desagradável (e apesar de se poder inserir na categoria de exibicionismo, ninguém diz nada) ... Mas isto sou eu que sou muito conservadora Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

repara, proibir o burkini é, para mim, o mesmo que probir os bimbos que vão pela primeira vez à praia e entram dentro de água de vestido, calças, saiotes e afins e com o garrafão de vinho a refrescar à beira mar. É só estupido, muito estupido. 
Imagem de perfil

Mula a 24.08.2016

É ridículo... É o querer impor uma cultura só e apenas porque sim. E atenção que eu sou completamente contra a burka nos países europeus, porque acho que se eles querem emigrar têm de se adaptar à cultura para onde se mudaram [Se eu fosse trabalhar para os países deles teria de me habituar a andar tapada], e por isso a burka no sentido de tapar a cara acho horrível, perigoso e que por isso deveria ser proibido. Agora um burkini? Isso só tapa o corpo e ninguém é obrigado a mostrar o corpo...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

Ora ai está. Não estamos a falar duma burka que não deixa nada à vista. Estamos a falar dum burkini (e alguns são bem giros que andei a ver por ai). Se criticamos o facto de termos de nos adaptar nos países muçulmanos... porque exigimos que eles mudem aqui?
Imagem de perfil

Sofia a 24.08.2016

Eu já entrei em discussões aqui nos comentários do Sapo Blogs por não concordar com a proibição dos burkinis. Ainda que as pessoas aleguem que simboliza a diabolização do corpo da mulher por parte do islamismo, eu acho que as autoridades francesas estão a incorrer no mesmo pecado, que é dizer às mulheres como se devem vestir. A própria criadora do burkini já veio dizer que a peça não representa o islamismo (https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/aug/24/i-created-the-burkini-to-give-women-freedom-not-to-take-it-away?CMP=fb_gu). 


Eu mesma fico com vontade de arranjar e usar um burkini, só para irritar os demais.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

Mas onde é que vão buscar a ideia que é a diabolização do corpo feminino? isso é que me tira do sério, honestamente. e as roupas das freiras? são tambem?


deixem lá as mulheres vestirem o que querem, credo


(quando comprares um, avisa. Eu compro também e vamos à praia!)
Imagem de perfil

Sofia a 24.08.2016

As mulheres islâmicas são obrigadas a usar burca e/ou véu para não tentarem os homens com a sua feminilidade. Aparentemente os homens islamitas não podem ver um bocadinho de pele de mulher sem ficarem logo loucos de desejo. E sim, o mesmo princípio está por detrás das vestes de freiras. E por detrás daqueles que dizem que, quando uma mulher é violada, é culpa dela porque estava de minissaia, estava bêbada e/ou estava fora de casa às três da manhã. 


É claro que isto é desprezível, mas, mesmo que as mulheres estejam a ser obrigadas a usar burkinis pelos maridos, pais ou irmãos, virem outras pessoas proibi-las de usarem não resolve nada, pelo contrário.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

ao proibir estamos a ser iguais àqueles que criticamos....
Sem imagem de perfil

A Vida na Quinta a 24.08.2016

Honestamente acho que se está a dar muita importância a esta questão do burkini, que acho ridícula que mal tem as senhoras irem de burkini cada qual vai para a praia como quer, acho muito mais grave andarem homens e mulheres nuas na praia lá no meio das rochas não sendo uma praia de nudistas, assisti a isto o fim de semana passado que o burkini.
É uma opção delas e tem de se respeitar, onde anda a democracia e a liberdade de expressão, se elas se sentem bem assim que mal há nisso ?!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

concordo plenamente! é bem pior o nudismo em sitios não especificos para o efeito do que o Burkini! 
Imagem de perfil
Acabei de falar sobre o mesmo. Acho um terreno demasiado escorregadio. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

muito. parece que estamos a andar para trás em vez de ser para a frente
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 24.08.2016

O que vai acontecer é que estas mulheres que antes podiam ir à praia agora vão deixar de o poder fazer.Image
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

entre outras coisas que podem começar por ai
Imagem de perfil

Ana Rita 🌼 a 24.08.2016

Sim... isto será só a ponta do iceberg!
Imagem de perfil

Maria Araújo a 24.08.2016

As opiniões a favor ou contra o burkini são muitas.
Numa das perguntas do dia  do Sapo, estava a do burkini . 
Votei no uso do burkini na praia, pois claro.
E porquê?
Por que acho que todos nós temos o direito de usar o que entendemos.
Se há pessoas que fazem nudismo nas praias para esse fim, embora algumas  fiquem ali ao lado das praias "normais", porque diabo não podem estas mulheres frequentar as praias que querem usando burkini?
Penso que devemos respeitar a religião e os hábitos de cada país, mesmo que não concorde com  a obrigatoriedade de as mulheres usarem a burla,  mas também eles devem respeitar a nossas cultura e costumes. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

ora ai está. Cada um usa o que quer. Estar a controlar o que estas mulheres vestem (o birkini) é concordar que, nos paises muçulmanos, as mulheres (todas) tem de usar véu, coisa com a qual também não concordo. Cada pessoa deve ser livre de se vestir como quer, seja por motivos religiosos ou outros, e essa liberdade deve ser universal
Imagem de perfil

Maria Araújo a 24.08.2016

Ahahahah!
Ali a palavra era "burka", não burla.
Até amanhã.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

ahahahah e eu nem tinha reparado ahahahah
Sem imagem de perfil

Sandra Wink.Wink a 24.08.2016

Magda, na minha opinião a proibição do burkini tem muito mais que se lhe diga. Acredito que para estas mulheres é impensável mostrar o corpo, é como se tivessem nuas, mas sei também que são assim porque foram educadas dessa forma. Não existe liberdade quando uma ação e ou pensamento existe, porque foi semeado no cérebro. Antigamente em Portugal as mulheres que andavam de calças eram mal vistas. Mas as mulheres decidiam não usar calças porque não gostavam ou porque ficava mal ? Lá está liberdade condicionada.
Considero o uso do Nikab, Burca ou Hijab como um atentado á liberdade da mulher, simplesmente por é imposto. É recomendado o uso das vestes que cobrem as mulheres muçulmanas a partir do momento da primeira menstruação, para as resguardar e proteger a sua honra dos olhares lascivos dos homens. Aqui é que está o busílis da questão. Proteger dos olhares de desejo dos homens?!! Então lá porque os homens não conseguem conter o formigueiro lá em baixo, as mulheres têm que andar tapadas? Esta é a verdade por detrás destas vestes. As coitadas são ensinadas que se provocarem o desejo a culpa é delas. Se pensarmos bem a obrigatoriedade de se tapar se for mulher não vem só do islamismo, e então as freiras? e as nossas avós que quando ficavam viúvas passavam a usar um lenço na cabeça?
Há um comentador português (agora não me lembro o nome) que disse logo no inicio da crise dos refugiados que esta guerra contra a radicalização islâmica não se vai ganhar com armas mas sim com o ensino e educação das pessoas, e este é um processo longo e difícil.
Vistam o que quiserem na praia, mas porque querem e não porque são impostas e estas decisões tão polémicas para mim fazem sentido. Somos europeias , somos livres e se essas mulheres querem gozar desta mesma liberdade comecem a questionar os reais motivos que as levam a andar tapadas, e por favor abracem a liberdade de escolha.
Considero triste que se tenham que fazer leis contra o uso deste vestuário, mas tenho a convicção de que se permitirmos, daqui a alguns anos seremos todas obrigadas a usar.  Concordo com a lei e acho que não é uma limitação á liberdade destas mulheres em especifico, mas sim uma limitação á educação que lhes é dada.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

mas porque é que os europeus tem de impor a sua maneira de pensar? não estou a dizer que nós estamos errados, estou apenas a dizer que não temos de impor e muito menos legislar sobre a roupa que cada um veste. 
Condenamos os paises muçulmanos que obrigam as mulheres europeias a que, quando os visitam, usem lenço. Mas quando somos nós a obrigar já é correcto? é contraditório, não concordas?
Não quero com isto dizer que o uso da burka por razões religiosas é correcto. Mas sabemos que todas as religiões tem coisas parvas (a católica incluida) e não é por isso que deixamos de as professar e de as respeitar. 
Sem imagem de perfil

Sandra Wink.Wink a 24.08.2016

É contraditório, sim é, concordo e por isso é que termino o comentário a dizer que considero a lei uma limitação á educação que lhes é dada. Como diz alguém aqui num comentário é "um terreno escorregadio".
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

Principalmente quando obrigam as mulheres a despirem-se na praia e ainda são vaiadas por quem estava ao lado... estamos a promover o medo, nada mais que o medo
Sem imagem de perfil

Sandra Wink.Wink a 24.08.2016

Claro que não concordo nada com isso, é impensável obrigar a despir. Entretanto eu  e minha filha estávamos a trocar de ideias a propósito do teu post, ela concorda contigo, mas compreende o meu argumento. O caso da Turquia que nos é próximo leva-me a pensar nos anos vindouros. Á medida que os anos passem eu espero que os lugares chave não sejam ocupados pelos homens que hoje são ensinados que as mulheres devem de andar tapadas. Eu espero que a minha filha nunca seja obrigada a andar tapada.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

Uma das coisas que aprendemos com o caso da Turquia que ambas entendemos é que o medo não resolve nada. Obviamente não quero que a minha filha seja obrigada a andar tapada. Mas e se ela quiser? porque não o poderá fazer? Só porque se tem medo do terrorismo? o terrorismo não é uma religião
Imagem de perfil

Andy Bloig a 24.08.2016

A verdadeira razão para a França proibir o burkini não é aquela que é alegada... é uma outra que tem sido apagada dos orgãos de comunicação social para evitar problemas. 
A 14 de Junho de 2016 um homem de origem marroquina esfaqueou 3 raparigas entre os 7 e 15 anos e a mãe delas, que estavam numa piscina numa estância de férias na Suiça. A razão para isso: a filha dele (não disseram a idade, suponho que terá algures nesse intervalo) ficou a falar com as raparigas. Quando ele a foi lá buscar, levou-a para casa e voltou, esfaqueando as raparigas e a mãe. Quando foi preso, declarou que estava a defender a religião porque as raparigas estavam impróprias e a "contaminar" as filhas dele. 
Depois do atentado de Nice, 2 pessoas foram atingidas numa praia do sul de França, pois uma senhora com o burkini estava na água e fugia de qualquer outra pessoa que passasse próxima dela. Uma das raparigas terá dito alguma coisa, a do burkini chegou ao espaço e disse a alguém que uma rapariga estava a gozar com ela por estar de burkini, um dos homens que lá estava atacou 2 rapazes que defenderam a rapariga dos abusos verbais. 
Estas notícias tem sido filtradas para não se levantarem mais problemas. Já terão sido mais situações mas, a polícia francesa está proibida de relatar situações que envolvam alguém que possa estar ligado ao islamismo, para evitar que se criem mais tensões. 
A melhor forma que arranjaram: evitar que as mulheres que levam o burkini possam ser alvo de algum comentário e que aconteçam mais vítimas por causa disso. A forma mais rápida, é proibir a sua utilização nas praias mais utilizadas. Tal como a maioria das lojas proibem as mulheres (e homens) de entrarem com a cabeça coberta, por razões de segurança. 
E com a Turquia a limpar os bandos terroristas do norte da Síria, é natural que certos grupos terroristas, que já possuem milhares de membros nos países europeus, tentem algo desesperado. Quanto menos rastilhos existirem, mais fácil é localizar quem ande com ideias estúpidas ou a provocar reações da parte nacionalista. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

mas desde quando é que actos isolados de doidos varridos podem condicionar a vida das pessoas? é ceder ao medo, nada mais que isto. Sim, há islamitas doidos e extremistas. Como há portugueses doidos, cristãos extremistas e budistas doidos. Todas as religiões os têm. Proibir as pessoas - sejam mulheres ou homens - de assumir a sua religião é contra a liberdade. 
Além disso... quantas vozes se levantam no mundo porque em alguns países muçulmanos as mulheres tem de usar um lenço? não está a França a fazer o mesmo?
Imagem de perfil

Andy Bloig a 24.08.2016

E não condicionam? Quando vês um avião a passar mesmo sem querer ficas a pensar se não se vai despenhar. 


Neste momento essa proibição é para evitar problemas, tanto para as senhoras como para outrém. Existe muita tensão no ar que pode degenerar em violência (não esquecer que existem quase 26 milhões de pessoas ligadas aos países islâmicos em França).
E não te podes esquecer que em 2017 existem eleições presidenciais em França. Confrontos ou notícias, podem dar os 700000 votos que faltaram à Le Pen para conseguir ser a primeira ministra de França. A única forma de derrotar o sistema eleitoral francês é vencer na primeira volta. Estas situações, acabam por dar pontas para outras situações... uma delas é as pessoas virarem-se para o outro extremo. 
Se te lembrares, o caso do padre assassinado na igreja, morreu no dia seguinte, pois as autoridades não disseram mais nada. Tal como aqueles que te disse e que só foram notas nalguns sites e por um deles ter acontecido na Suiça, onde ainda não existiam limitações ás informações dadas ao público. 
Se uma situação por causa de um comentário sobre um burkini gera violência (como já aconteceu, várias vezes, este ano) fica o rastilho aceso. A longo prazo é possível explicar que aquilo não é nenhum símbolo, a curto prazo é reconhecido como tal. 


Segundo a lei francesa, não se pode propagandear qualquer religião em público. Usar um simbolo reconhecido por todos, é considerada propaganda. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

se usar um simbolo reconhecido por todos é proibido... porque andam as freiras de hábito? os padres de batina? 
O que a França está a conseguir é chamar ainda mais a atenção para o ódio, potenciando-o. Em vez de tentarem que se perceba que os islamitas não são o inimigo (mas sim os terroristas) está-se a criar a ideia que a culpa de tudo é do islão. 


(e não, eu quando olho para um avião não penso  que ele se pode despenhar)
Imagem de perfil

Andy Bloig a 24.08.2016

O problema é que o islão diz que aqueles não são mas, continuam a aceitar extremistas como líderes de várias secções. Um desses, foi julgado em Inglaterra por andar a dizer que a religião devia defender-se e matar soldados ingleses no mesmo número dos que estão a morrer na Síria. Foi expulso de Inglaterra mas, as representações religiosas continuam a defendê-lo como bom membro da cultura deles. Tanto que foi enviado para um país asiático e foi recebido pelos mais altos representantes da religião como se fosse um herói. 
É nisto que é preciso usar pinças. Porque se pensas que isto é questão de igualdade... basta veres o que se passa em países como os Emiratos Árabes Unidos ou Arábia Saudita. Eles querem o controle totalitário. 
Neste momento, as pessoas que se escondem nestas coisas, tem 2 maneiras de ganhar: conseguirem que a Europa se torne em regimes islamistas ou que se torne em regimes de extrema direita que vão provocar milhares de mortos em confrontos com os quase 50 milhões de seguidores que estão na Europa. 
Conseguir ter o ponto de equilibro para isto não partir para um desses lados, não é nada fácil e exige sacríficios. 


Freiras e Padres já não estão autorizados a usar as vestes fora dos locais religiosos ou em representação da igreja já desde os finais dos anos 90. 


Não olhes para isto como ódio ou punição. É uma forma de evitar acender rastilhos. Cada sociedade tem a sua base, se se começam a ignorar, quando se dá por isso, já são outros que controlam tudo. 
Imagem de perfil

Luis Moreira a 24.08.2016

Sabe o que é a UMMA ? É o objectivo supremo de xiitas, sunitas, salafitas e outras interpretações do Islão.  Trata-se de exterminar os outros para ficar a falar a uma única voz. Primeiro são os outros árabes a seguir os infiéis. Como não o podem fazer através das armas fazem-no através do gueto. São infiéis porque não se cobrem. São infiéis porque comem determinados alimentos. Porque têm estas escolas, esta religão ...até à exterminação final.
Não acredite que o que está em discussão com o Burkini seja a liberdade religiosa. É muito mais do que isso. Experimente ceder na mais pequena coisa...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 24.08.2016

Sabes também, com certeza, o que foram as cruzadas. Eram cristãos extremistas que quiserem matar os infiéis todos...  já foi há uns séculos, é verdade. Mas também aconteceu. 


é errado acusar o islão do terrorismo. O terrorismo é cometido por extremistas - de qualquer religião - e não por quem professa essa religião

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.