Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Peditórios e afins

por Magda L Pais, em 09.05.15

untitled.png

Já expliquei aqui, em tempos, que não dou dinheiro a sem abrigos e/ou pedintes porque já me senti, várias vezes, enganada. E porque? Entre outras, porque quando lhes oferecia comida - a razão pela qual, alegadamente, estavam a pedir dinheiro - recusavam. Ora uma pessoa que precisa de ajuda para uma coisa não a recusa, não acham?

Passei, por isso (e não só) a dar comida quando aceitam. Se não aceitam, olhem, temos pena (ou então não, que eu não sou nenhuma ave) mas dinheiro não levam.

A outra hipótese para ajudar é estarem a vender artesanato ou bens que tenham. Não me faz confusão alguma comprar o produto do trabalho ou um livro, um quadro ou coisa que o valha para ajudar. E nem precisam de se fazer de desgraçadinhos e de me tentarem impingir uma vida desgraçada. Se gosto, se quero, compro. Não gosto ou não quero, não compro. Assunto arrumado!

Vem isto a propósito duns peditórios que andam, outra vez, a circular por ai. De pessoas que nos tentam impingir desgraças atrás de desgraças e que pedem ajuda - para arranjar os dentes, para comprar uma máquina, para uns sapatos ortopédicos, etc. Dão o NIB assim como quem não quer a coisa e dizem que só assim conseguem o que precisam porque o tio, o primo e o canário estão desempregados. Depois acabam por ser vistos, num centro comercial, a fazer birras à porta duma qualquer loja, para que os pais, que afinal estão de boa saúde e até tem um ordenado regular, lhes comprem coisas que não precisam. Ou então, quando alguém dá algumas dicas de como apresentar melhor o artesanato ou os bens que tem para venda, respondem torto e sem maneiras, mostrando que, afinal, talvez não precisem tanto.

Não me faz confusão, volto a dizê-lo, a venda de bens usados, sejam lá eles quais forem. O OLX e o Custo Justo vivem precisamente disso e há centenas de grupos no Facebook onde se pode vender e trocar o que não se quer. Desde que haja troca efectiva do bem, por mim é na boa.

O que não é na boa é ver apelos, das mesmas pessoas, para que lhes transfiram dinheiro para a conta porque precisam de ajuda e são uns desgraçados. E mais confusão me faz porque essas pessoas já foram apanhadas na malha da verdade e a opção foi por mudar a conta, abrir outro blog e alá que daqui vai mais um peditório. E os pategos que caiam, pois claro.

Cuidado, muito cuidado, a todos os que caiem nestas esparrelas. Comprem tudo o que queiram e esteja à venda mas não dêem dinheiro nestes peditórios que podem ser falsos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


104 comentários

Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

Epá se o que lizzie  conta é verdade ou não...O que eu lhe comprei veio direito: se a pessoa vende, o compro e vem é na boa, depois pode usar o dinheiro para o que bem entende. Outros peditórios não dou - ainda agr no fórum de animais onde costumo ir havia lá alguém a pedir dinheiro para tratar o cão, uma estória sem pés nem cabeça...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

e é exactamente o que eu penso (e acho que toda a gente). Ninguém põe em causa que ela queira vender os livros e desde que haja troca efectiva do bem, neste caso do livro, encantados da vida e nada a opor, antes pelo contrário. e é esse o fulcro da questão. há duas coisas completamente diferentes - a venda dos livros e o resto
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

ya as pessoas vendem tudo hoje em dia e por mim é na boa desde que se efectua a troca lá está... Já tive medo que as coisas não viessem, é sempre um risco felizmente nunca aconteceu...Em relação a esse caso, eu ia lá deixar um coment ás vezes (á cautela nunca faço divulgações no meu estaminé), é falso? Pronto deixa-se de lá ir...O problema é que se um dia parece alguém que está a dizer a verdade? Isso é que chato...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

eu divulguei e não me sinto mal com isso. O que divulguei foi a venda de livros e isso na boa desde que seja cumprido e parece que ninguém se queixou que não foi. O resto é que me tira do sério e me levou a isto. Descobrir que anda há anos a contar as mesmas histórias da carochinha é que me irrita. Ainda para mais, vai ler o link que a MJ deixou por ai nos comentários e vais perceber
Imagem de perfil

M.J. a 10.05.2015


"a pessoa vende, o compro e vem é na boa, depois pode usar o dinheiro para o que bem entende"



não desculpa Sara, mas não é a mesma coisa. não há mal nenhum em se vender qualquer coisa. mas se eu digo que vou vender as cuecas para ajudar o meu vizinho que partiu as duas pernas, é diferente de dizer que as estou a vender porque não me servem. a empatia que se cria junto das pessoas é totalmente diferente e logo, a decisão das pessoas é tomada em função (também) dessa mesma empatia. é por isso que é burla eu pedir dinheiro dizendo que é para me ajudar a fazer tratamentos para o cancro se não tiver cancro nenhum. 
agora, sinceramente eu nem duvido que a senhora esteja efectivamente a tentar juntar dinheiro para estudar. só coloquei este link porque ela é extremamente arrogante para quem não lhe lambe as dores e porque disse, com todas as letras, que um dos comentadores daqui - o corvo - estava a mentir e que nunca tivera outro blog. ela nunca foi chamada à conversa, o post era genérico e decidiu "defender-se" de ataques que não lhe foram feitos, partindo para a discussão e mentindo com quantos dentes tem na boca. 
foi só isso - e a puta da história da coitadinha, que não suporto - que me enjoaram.  
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

eu acredito que muita gente tenha comprado livros precisamente por causa da história... 
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

Não estou a desculpar quem quer que seja...Cada vez que compro alguma coisa a alguém não peço uma carta de intenções: se a pessoa vai usar o dinheiro para o que disse ou para outra coisa sai fora de meu âmbito. Aqui há duas coisas: a venda de livros e o choradinho e naturalmente a última não tem desculpa...Tb não duvido que muitas pessoas tenham comprado pelo estória, ela mim sugeriu-me um que achei caro, recusei e comprei outro do meu interesse dp de verificar se o preço era aceitável com base no preço de mercado.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

Sara, mas tu compraste de forma conscienciosa. Viste os preços, comparaste e escolheste. Quantos não o fizeram de impulso, por terem pena dela?
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

tipo ela tinha-o a 7 e na wook está quase a 17 (16,97 vi agr) não achei mal para um livro novo sem portes...Alguns sim achei um pouco caro. Atenção que não estou a desculpar ninguém....O problema foi o circo todo que ela montou á volta disso. Sim, é fácil uma pessoa ser levada a comprar só por causa da estória, lá está gostamos de acreditar que estamos a ajudar...As vezes ajudamos mesmo, outras...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

outras alimentamos histórias sem pés nem cabeça. E atenção que a intenção não era denunciá-la. Era alertar para situações destas. Só que, com as respostas delas a este texto, foi necessário
Imagem de perfil

Sara a 10.05.2015

É verdade...Ela própria se denunciou.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 10.05.2015

claro. se ela não tivesse comentado nem acusado o Corvo de ser mentiroso, ninguém podia dizer que era dela que se falava. mas com o que ela disse... 
Sem imagem de perfil

Cris a 11.05.2015

Eu comprei, ora porra!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.05.2015

compraste e partilhaste. como eu. Como mais pessoas. Fizemo-lo de boa fé e ela aproveitou-se. Que nos sirva de emenda!
Imagem de perfil

M.J. a 11.05.2015

e a questão é esta Cris: terias comprado na mesma se não te fosse acompanhada da história "sou tão pobrezinha?"
Sem imagem de perfil

Cris a 11.05.2015

Só se me interessasse muito o livro. É claro que comprei mais com a intenção de ajudar.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.05.2015

Como quase toda a gente...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.