Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Racismo ou estupidez?

por Magda L Pais, em 06.04.16

naom_5704f52613827 (1).jpg

GAP, acusada de racismo, pede desculpa e vai substituir campanha e tudo por causa desta foto.

Sejamos sinceros. Olhem bem para a foto e digam-me lá, o que vêem? Eu, pela minha parte, vejo quatro pessoas de idades e tamanhos diferentes (e, já agora, duas delas em posses que nem nos meus melhores sonhos consigo fazer).

Dizia um comentador que não é racismo, é apenas humilhante. Humilhante? caramba, vistas assim as coisas, o meu filho, com o seu 1.90m humilha-me todos os dias quando me mete, literalmente, debaixo do braço. E vistas assim as coisas eu humilhei imensa gente quando era a mais alta da turma e metia os outros debaixo do braço (má Magda, má Magda).

Estamos a cair no exagero. Senhores e senhoras, percebam que brancos, pretos, cor de rosa, azuis às bolinhas, amarelos ou cinzentos, somos humanos. E brincamos. E uns são mais altos que outros. E não vem daí mal ao mundo.

O mal ao mundo vem quando se olha para esta foto e se vê racismo. Quando se exige que haja actores negros nomeados nos Óscares. Quando não se exige que haja mais atletas brancos no atletismo. Quando se acha estranho um negro ganhar um torneio de golfe ou um branco cantar Rap. Se calhar valia a pena pensar nisso...

Autoria e outros dados (tags, etc)


45 comentários

Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ora ai está. Igualdade de tratamento. Mas não há e por isso é que aparecem estas noticias. Os mesmos que criticam a GAP por fazer um anuncio "racista" são os mesmos que mudam a foto de perfil do facebook por causa  do atentado em Bruxelas mas viram a cara e fazem de conta que não viram os atentados na Nigéria.  há uma grande dualidade de critérios...
Imagem de perfil

Andy Bloig a 06.04.2016

Só que é isso que dá publicidade. 
São reclamações deste género que se propagam pelas redes sociais e chamam a atenção das televisões. E lá arranjam visibilidade para a dita "sociedade racista". Enquanto se continuar a dar tempo de antena a estas coisas, o racismo nunca deixará de existir. (O mesmo se pode dizer de outras coisas...)
E mesmo que estejas a ver que aquilo não tem nada de mal, só olhes para que são 4 crianças a brincar, levas com indirectas que estás a ser racista por ignorar que uma mais alta tem a mão por cima da rapariga mais baixa... e que isso é humilhante. É isto que as pessoas deviam compreender e cortarem a publicidade aos grupos "cívicos" que usam as coisas para propaganda. Pior é a empresa ficar com medo e dar-lhes razão.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 06.04.2016

ora ai está: não passa duma criança alta e outra baixa!

Sim, o pior disto é a empresa assumir um erro que não cometeu e retirar o anuncio. Isso sim é mais parvo

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.