Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Recado a quem precisa de atravessar a estrada

por Magda L Pais, em 07.10.14

Quando eu era pequenina

(não que agora seja muito grande, até sou a mais pequena lá de casa…)

Dizia eu, quando eu era pequenina, aprendi muitas coisas com os meus pais e avós. Entre elas estava uma regra fundamental – a passagem da estrada é feita na passadeira. Com cuidado que os carros podem não nos ver ou não conseguir parar a tempo, e sempre na passadeira. E quando há semáforos, para além de se ter os mesmos cuidados, há duas coisas muito simples a respeitar – quando está vermelho, para-se. Quando está verde, anda-se. Até os bonequinhos do semáforo estão a andar, no verde e parados no vermelho. E se, por muito azar, tiveres mesmo de passar pela estrada fora da passadeira, é para passar em linha recta, em acelerado, de modo a estares o menor tempo possível na estrada.

Sempre achei que eram regras simples. Vermelho – parada. Verde – toca a andar. E cuidado para não levar com um carro em cima que só tenho este corpinho que os meus pais me deram e que não permite substituição de peças e um carro é coisa para o danificar seriamente.

Parece óbvio, certo? Nada de muito complicado, não é preciso um QI dum Einstein para perceber estas regras.

Então porque é que todos os dias vejo pessoas que desrespeitam estas regras? Que passam de qualquer maneira, em qualquer lado, levando, muitas vezes, os condutores, a fazerem manobras perigosas para evitarem levar alguém sentado no capô do carro? E porque é que, havendo passadeiras, passam fora delas, às vezes na diagonal? E porque é que, quanto menos mobilidade as pessoas, mais desrespeitam estas regras?

Todas as manhãs vejo pessoas que correm para o autocarro e atravessam a estrada sem esperarem pelo sinal verde para os peões, na diagonal e sem verem se vem algum carro. E às vezes há acidentes. E depois tentam culpar os condutores. E esquecem-se que tudo aconteceu porque o vermelho é para parar e o verde para andar.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

M* a 07.10.2014

Confesso que, durante muito tempo, achava que quem deveria ter cuidado eram os automobilistas. Agora que, finalmente, sei conduzir, percebo que é de ambos os lados que deve existir o cuidado. Sei que, durante muito tempo fui inconsciente, mas aprendi a lição... e tento passar a mensagem à minha irmã. 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 08.10.2014

Sim, enquanto não conduzimos, é natural essa percepção (a de que a culpa é dos condutores). Ainda bem que percebeste que não é assim e que estás a ensinar à tua irmã :) 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.