Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


ng4325056.jpg

De acordo com esta notícia do DN, há um parvo iluminado que acha que as borrachas devem ser banidas das salas de aulas porque criam "uma cultura de vergonha do erro”.

Felizmente parece que é o único e que já várias pessoas afirmaram que aquela teoria não faz qualquer sentido.

Eu, que sou do tempo em que usávamos lápis nalguns testes para podermos corrigir os erros e que sempre tive uma borracha nunca me senti envergonhada de errar e ter de corrigir. Assumo os meus erros, mesmo depois de os ter corrigido. E muitos daqueles que não assumem os erros e que os atribuem a outras pessoas (tanta gente, mas tanta gente que o faz), foram criados da mesma maneira – com lápis e borracha.

Deixo, por isso, a pergunta, será que é o uso da borracha que faz a diferença, ou será da personalidade/educação que a pessoa tem?

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

Olívia a 11.06.2015

As coisas que tu descobres... parece-me que essas teorias são mesmo inventadas por quem não tem muito que fazer...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

quem inventa estas teorias bem que me podia ir lá a casa passar a ferro ou arrumar a casa. Sei lá, parece-me que era tempo mais bem empregue do que a inventar coisas disparatadas
Imagem de perfil

Vanessa a 11.06.2015

Teorias da treta! Image
Eu tinha essa "teoria" nas minhas aulas de desenho, mas isso era só para treinar a mão e o olho, deixando as linhas ficar porque davam personalidade ao desenho, porque nos permitiam errar e corrigir sem usar o lápis, só no final é que apagávamos tudo quando estivesse a caneta, mas pronto. Agora isso da "cultura do erro", se não errarem, como é que aprendem? Como é que se tornam gente? Se os educarem em casa, se calhar têm sorte.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

gente com demasiado tempo livre, é o que é. Eu percebo o que dizes e faz sentido. agora no geral, não faz sentido algum
Imagem de perfil

Life Inc a 11.06.2015

Agora lembrei-me de os professores de desenho não nos deixarem usar borracha :) Mas isso tinha um propósito, em relação às salas de aulas é só mais uma teoria parva!

xoxo
cindy
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

infelizmente teorias parvas nas salas de aulas são mais que muitas e cada vez mais. Cruzes que esta gente não pensa
Sem imagem de perfil

BomDia a 11.06.2015

teorias... têm que encontrar uma desculpa para a geração que se está a criar agora ser como é... mas se calhar, se em vez de se preocuparem com o uso da borracha, se preocupassem com a educação que as crianças têm?! se calhar daí é que vem o problema... a educação de que as crianças podem fazer tudo sem consequências, e nem sabem o que é errar... mas pronto... não tenho filhos, não mando mais bitaites!!! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

Ora ai está! é o eu digo sempre (em vários textos aqui no blog). O que falta é educação, não é mais nada. Enquanto se educar com facilistimos, os disparates vão continuar a aparecer em todo o lado
Sem imagem de perfil

BomDia a 11.06.2015

Esse teu comentário fez-me lembrar uma situação que observei a algum tempo. Num sítio em que se pedia silêncio e algum respeito pelo próximo, passaram por mim uns miúdos a falar uns com os outros aos gritos. Estranhei que ninguém os repreendesse. No entanto, pouco depois passa um adulto (pai? tio? não sei) a falar com as crianças também aos gritos! Ora se é esse o exemplo que aquelas crianças têm como é que podiam perceber que deveriam respeitar as outras pessoas falando mais baixo?! Mas pronto, acho que uma boa dose de educação a pais e filhos fazia maravilhas na sociedade!!!! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015


nem mais! não podia mesmo concordar mais com o que disseste! educação - de pais e filhos - é o que mais se precisa
Sem imagem de perfil

Cris a 11.06.2015

Eu defendo a teoria de que a borracha dá uma segunda oportunidade a uma pessoa. Isto errar, todos erramos...
(esse "cientista" deve estar possuído)
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

só pode estar possuido. mas como disse mais acima, assusta-me porque cada vez há mais teorias idiotas a vingar nas salas de aula..
Imagem de perfil

ó menina a 11.06.2015

Não me parece que banir as borrachas seja solução mas acho a reflexão pertinente. Custa-me muito compreender a enorme quantidade de pessoas que comenta jornais ou posts, apenas para apontar erros ortográficos ou gralhas, sem formular uma opinião ou expor um argumento como se a forma fosse o mais importante. Não me sai da cabeça que alguma coisa falhou na formação dessas pessoas.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015

alguma coisa está a falhar nas educações de muita gente... Muitos acham-se donos da verdade suprema e que nunca erram (como dizia um qualquer - eu nunca me engano e raramento tenho dúvidas, não era?) há imensa gente que é assim que se vê e isso sim é problema. O uso ou não da borracha não tem nada a ver
Imagem de perfil

Just_Smile a 11.06.2015

A sério, há psicólogos que me irritam profundamente com as suas teorias fantasiosas! Esta é uma daquelas teorias que acho ridículas! 
Imagem de perfil

Magda L Pais a 11.06.2015


devem ter demasiado tempo livre, só pode

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.