Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Uma paixão chamada livros #14

por Magda L Pais, em 14.05.15

4117_1881.jpg

Neste desafio que leva 45 dias e que começou a 1 de Maio, hoje é dia de falar no 

 

Livro comovente

Desde que me lembro de ser gente que me lembro de estar acompanhada dum livro. É, por isso, muito complicado falar em apenas um livro comovente, por isso irei falar nos livros mais comoventes que li.

A Princesinha de Frances Hodgson Burnett

a pequena princesa.jpg

Diz a sinopse: "Alguma coisa surgirá, se eu pensar e esperar um pouco. A Magia dir-me-á — afirmou numa voz suave e expectante." Sara Crewe, uma aluna excepcionalmente inteligente e imaginativa do Colégio de Miss Minchin, fica devastada quando o pai morre. Sem dinheiro, Sara é rebaixada, humilhada e forçada a trabalhar como criada. Mas a história não acaba aqui e o seu destino reserva-lhe a felicidade.

Foi esta a edição que li, na casa da minha avó. Tocou-me imenso a história de Sara, uma menina rica, que, quando o pai morre, se vê obrigada a sobreviver como pode.

 

A Lista de Schindler de Thomas Keneally

 

livro_691235526_1_945.jpg

A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas. Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prémio Booker, da Inglaterra. Levado ao cinema com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.

Foi dos poucos livros que tive de interromper a leitura por estar a chorar. Vibramos com cada um dos judeus que Schindler consegue salvar e choramos por todos os outros. Arrepiante mas real.

 

A Culpa é das Estrelas de John Green

ACulpaDasEstrelas.jpg

A culpa é das estrelas não é o melhor livro de sempre nem sequer o melhor livro de John Green. Mas é quase impossível não nos comovermos com o final da história de amor de Hazel e Augustus - mesmo que esse final esteja marcado desde que o livro começa.

 

Convergente de Veronica Roth

image.jpg

Convergente, aquele que devia ser o último livro desta saga (saiu depois o Quatro mas que não acrescenta nada à história), tem um final inesperado que é anunciado, nas entrelinhas, ao longo dos três volumes. Chorei e fiquei com um nó cego no cérebro - mas como é que isto acontece no final? - mas a verdade é que acontece.

________________________________

Desde o dia 1 de Maio, e por 45 dias, fala-se de livros neste blog e no blog da M*. São 45 posts que nos levam a partilhar gostos e experiências sobre o mundo dos livros e, ao mesmo tempo, a pensar e a reflectir sobre os livros que já lemos. Podem encontrar aqui as minhas respostas e aqui as respostas da M*.

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

as estrelas não é bem comovente, mas já sabes o que eu acho xD Puxa já chorei em tantos livros que daria para fazer um top ten...A rapariga que roubava livros, maldito livro :(  Ás vezes a beleza da escrita de um autor tb me comove, aconteceu-me agr com a África Minha...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

eu não costumo chorar quando leio livros. Excepto nestes poucos casos.


e concordemos em discordar sobre as estrelas :D
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

Eu adoro livros YA de coração xD  No meu caso já houve muitos...Por causa do tema, da escrita ou quando as personagens morrem :(
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

eu tambem gosto imenso, apesar de ser cota :p mas a verdade é que raramente me levam às lágrimas. é mais fácil isso acontecer com um filme do que com um livro
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

Estava a brincar xD Eu detestei quase todos os livros YA que li até agr. A mim por acaso não acontece muito com os filmes, só se forem de filmes lame de guerra...Nesses começo logo a choramingar, nunca percebi porquê. O mais ridículo é ficar comovido com livros que já lemos duas ou três vezes...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

com  livros que já leste? moça, tu tens mais problemas que eu Image normalmente acontece quando é a primeira leitura. Na segunda ou terceira já vou mentalizada
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

É que já me aconteceu mais que uma vez...O problema é que li as estrelas não gostei, mas como toda a gente falava desse género decidi experimentar mais e aquilo parecia tudo copy e past das estrelas: rapariga desinteressante encontra rapaz super espectacular (nunca o contrário curiosamente), tudo muito lame...Aborrece-me. Para além de outros detalhes...Atenção que não estou a incluir distópicos.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

A diferença da culpa é das estrelas para muitos outros é o tratamento dado aos adolescentes com cancro. Acho que parte do sucesso vem dai. Não tens muitos livros que falem dessa questão pelo ponto de vista do próprio doente. Aqui ele ganha pontos
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

Isso é uma circunstância - eles podiam estar doentes, ou estar longe de casa ou terem famílias problemáticas ou viverem noutra realidade...Para mim a base da estória é sempre a mesma e é isso que me aborrece nestes livros.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

todos os livros do Green falam sobre o mesmo grupo de jovens. Isso é absolutamente verdade!
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

Não estava a falar dos livros dele em particular, estava a falar no geral...Aborrece-me que seja sempre a mesma estória (especialmente se for sempre - princesa numa torre que precisa de ser salva) e dp há alguns que são uma verdadeira pérola...Mas pode ser que um dia encontre algum que goste xD
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

ehehehe bom, os dele são. E muitos de YA são também. Não me lembro agora de nenhum que não seja... (ai a idade a reflectir-se na memória. Ou na falta dela)
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

Pois, é por isso que é um género que não aprecio...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

eu aprecio porque acho que são livros de leitura fácil para ler depois de livros mais pesados. Quando queremos desanuviar as ideias
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

A única coisa que eu consigo ficar quando leio isso é frustrada xD Ainda assim as estrelas não foi o pior que li...Qualquer dia experimento as distopias, quando ganhar o euromilhões...
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

há livros que me deixaram frustrada sim. Mas não estes. Tenho lá os Maze Runner em fila de espera
Imagem de perfil

Sara a 14.05.2015

A falta de imaginação dos autores deixa-me frustrada...Quando encontrar algum que goste vou anunciar com pompa e circunstância...lol. Gostei do warm bodies (sangue quente em pt), li para aí o ano passado. Tb há um giro, não é YA mas é do tipo comédia romântica - o Projecto Rosie. Já foi editado cá...As distopias são todas séries por isso é que tenho de ganhar a lotaria primeiro xD
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

Eu acho que é por fases. Saíram uma série deles de vampiros. Mal nos virávamos para o lado saltava um vampiro - ou um livro sobres eles. Agora é as sociedades distópicas. A seguir virá outra moda qualquer
Imagem de perfil

Maria das Palavras a 14.05.2015

Tenho a Lista de Schindler como um daqueles filmes que tenho de ver há pelo menos 10 anos. Vê lá que inicialmente até tinha a ideia que o senhor era o mau da fita (pois, já sei que não).


Em todo o caso, o que queria dizer era isto: nunca me tinha ocorrido que podia antes (ou para começar) ler o livro. Os livros têm sempre mais 200% de carga emocional, pelo que será ainda mais saboroso (ou dolorosa) a experiência. Obrigada!
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

este livro devia ser lido por toda a gente. Toda mesmo. Pena que, ao que parece, está esgotado. Tem uma carga emocional muito grande, custou-me imenso ler. Mas, ainda assim, recomendo a leitura a toda a gente.


Se quiseres, posso emprestar-te :D sem problema
Imagem de perfil

Corvo a 14.05.2015

Ó Magda! As inefáveis recordações que esse livro, a Pequena Princesa, em mim espoletam. Foi o meu primeiro livro a sério, considerando os meus nove anos, que adquiri com o suor do meu esforço. Ganhei-o quando a minha indelével professora iniciou a campanha de premiar os melhores alunos.
Dava-nos um teste com 25 perguntas e quem tivesse melhor aproveitamento ganhava-o.  Ganhei-o eu sem errar uma pergunta que fosse; e todos outros. Ganhei-os sempre, nunca falhei nenhum.
Também o  grande amor que já sentia por ela, adorável e belíssima senhora de 28 anos,  ajudava, e de que maneira, a que eu me esforçasse a valer
Minha doce e meiga professora, meu primeiro grande amor. Acho que essa história de paixão avassaladora merece um dia ser contada.
Ah, mas estávamos a falar da Pequena Princesa. Eu acho que o título não era esse e penso que era "A Princesinha"
Agora quando compro livros, normalmente vou pela capa. E nem imaginas as agradáveis surpresas com que me deparo.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

ena, mais alguém que leu este livro lindíssimo. Sim, era a Princesinha. Um dos livros mais bonitos de sempre. Adorei. Lia-o em casa dos meus avós.
Imagem de perfil

Corvo a 14.05.2015

Eu tenho estado à espera de ver na tua rubrica de um livro por dia, qual a maior fraude de leitura que já te passou pelas mãos, ou melhor; pelos olhos. Qual o livro recomendado e enaltecido para lá das galáxias e que, afinal, não passa da maior fraude literária alguma vez escrita.
Parece que depois da euforia também se deram conta disso, que do dia para a noite nunca mais ninguém falou nele
Sem que não antes e como toda a estupidez que se preze, não fosse levado ao cinema.
Se encerrares a rubrica sem que tal obra prima da asinina criatividade seja referida, eu trago-o à baila
Imagem de perfil

Just_Smile a 14.05.2015

Acho que o livro que mais me emocionou foi 'o diário de anne frank' penso que talvez por saber que é real....
Imagem de perfil

Magda L Pais a 14.05.2015

é uma das razões para a Lista de Schindler me ter emocionado. O saber que foi real
Imagem de perfil

Just_Smile a 14.05.2015

Nunca li, mas vai já para a lista :)
Imagem de perfil

Just_Smile a 14.05.2015

Vi e é dos meus preferidos :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.