Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Velho do Restelo

por Magda L Pais, em 03.10.14

 

Mas um velho, de aspecto venerando,

Que ficava nas praias, entre a gente,

Postos em nós os olhos, meneando

Três vezes a cabeça, descontente,

A voz pesada um pouco alevantando,

Que nós no mar ouvimos claramente,

C'um saber só de experiências feito,

Tais palavras tirou do experto peito:

Os Lusíadas, Canto IV, 94-97 (Luis Vaz Camões)

Na última semana as estrofes acima vieram-me várias vezes à memória. Não que tivesse pegado na minha nau para descobrir o caminho marítimo para a India mas porque, assim de repente, aconteceram várias mudanças e eu, tal como o Velho do Restelo de Camões, sou avessa às mudanças.

Na verdade, eu acho que todos os seres humanos são avessos à mudança. Só temos é formas diferentes de reagir à mudança.

Uns sabem que, o mundo pula e avança com as mudanças e por isso aceitam-nas bem.

Outros, onde me incluo, quando as coisas mudam acham sempre que é para pior, andam que nem umas baratas tontas nos primeiros tempos, mas depois começam a perceber que, afinal, as mudanças foram positivas.

E outros estrebucham, gritam, ofendem, e até são inconvenientes com quem originou a mudança.

A mudança do Sapo Blogs mostrou-me, mais uma vez, isto mesmo. Enquanto uns gostaram imenso logo no primeiro dia e foram apoiantes entusiastas da mudança, e outros passaram para a ofensa quase pessoal e estão a ameaçar retirar os seus blogs desta plataforma, eu tive quase vontade de me atirar da ponte. Ainda não me tinha habituado ao novo Office no trabalho (passamos do 97 para o 2010), era o primeiro dia do Windows 8.1 no computador de casa e levo com a mudança do meu sapinho. Epá, mudanças a mais ao mesmo tempo e o resultado foi que o tico e o teco ficaram que nem baratas tontas.

Ao mesmo tempo que me sentia assim, pensei numa coisa que aprendi à uns tempos – só nos devemos aborrecer a sério com as coisas que estão na nossa esfera de influência. E das mudanças todas acima que me estavam a irritar, nenhuma delas estava na minha esfera de influência. Eu não decido que Office se utiliza no emprego, já não se vendem computadores com o Windows 7 e quem decide as mudanças do Sapo Blogs é o Sapo.

Posto isto, resta-me respirar fundo, deixar de ser a Velha do Restelo e adaptar-me a todas estas mudanças. Tenho a certeza que vou conseguir. E se eu consigo, vocês também conseguem.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor








Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.